Fenafar, Sindfars e CES realizam curso de formação sindical

Nos dias 24 e 25 de março aconteceu no Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul o Curso de Formação Sindical que a Fenafar e o Centro de Estudos Sindicais está promovendo em todo o país em parceria com os Sindicatos de Farmacêuticos.

 

O presidente do Sindfars, Masurquede Coimbra ressaltou a importância do curso que aconteceu pela primeira vez em Porto Alegre. Na sua avaliação o encontro foi excelente e contribuiu para “aprofundar a discussão sobre a formação dos profissionais envolvidos no sindicalismo. Tivemos a oportunidade de juntar sindicalistas de outras categorias, como os municipais de Porto Alegre – que estão passando por uma grande afronta aos seus direitos trabalhistas – farmacêuticos, diretores e funcionários do Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul. O curso realizado em Porto Alegre pela primeira vez junto ao CES, trouxe grandes informações para ajudar na luta dos Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul para buscar avanços profissionais para toda a categoria no Estado”.

O curso abordou quatro temas Negociação Salarial, a Comunicação para o Sindicalismo na sexta-feira, e no sábado, o historiador e professor do CES Renato Bastos falou sobre as concepções e a história do sindicalismo.

Para Célia Chaves, tesoureira da Fenafar e diretora do Sindfars, o curso de formação sindical abordou questões fundamentais para a atuação sindical.

 “Foi fundamental tanto para quem está iniciando nas atividades sindicais, quanto para os mais experiêntes. Foi fundamental para a luta de resistência da categoria e dos trabalhadores que estão lutando contra os ataques aos direitos trabalhistas que estão em curso no país e no estado”.

Débora Melecchi, diretora de Organização Sindical da Fenafar e diretora do Sindfars avalia que “a formação política e sindical sempre teve importância para para a Fenafar e os seus sindicatos filiados. Elevar o nível de consciência política é fundamental para os enfrentamentos aos desmontes e perdas de direitos, em especial neste cenário político e econômico que vivemos no Brasil. Nestes dois dias de aulas na sede do Sindifars, tivemos a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e essencialmente a consciência para promover as transformações necessárias pela manutenção dos direitos e rumo a uma sociedade mais justa e igualitária, em conjunto com companheiras e companheiros municipários e colegas farmacêuticos. Agradecemos ao CES e a Fenafar por nos oportunizar esta formação, o que nos exige ainda mais compromisso e responsabilidade nas práticas sindicais a favor da categoria e da classe trabalhadora”.

Da redação