Fenafar 47 anos – Em defesa da vida, da saúde, da ciência e da democracia

Neste 25 de outubro de 2021 comemoramos nossos 47 anos. São tempos difíceis no Brasil e no mundo, impactados por uma das mais graves pandemias da história da humanidade, por uma profunda crise econômica e por dilemas civilizatórios que colocam em xeque a vida, a ciência e a democracia.

Particularmente no Brasil, esse cenário se agrava em razão de um desgoverno que não tem compromisso nenhum com a vida e com o povo. Um governo que ignora a ciência e que atua de forma autoritária, violando sistematicamente a Constituição e direitos fundamentais.

 

Assista mensagem do presidente da Fenafar

 

Por isso, comemorar 47 anos com 22 entidades filiadas, para nós, da Fenafar, é motivo de muita celebração. Mostra nossa capacidade de resistência e resiliência diante dos ataques promovidos contra a organização dos trabalhadores, contra a Justiça do Trabalho, contra os direitos trabalhistas. Nossa determinação de não tergiversar diante do negacionismo, dos discursos mais rasteiros contra a ciência, particularmente contra o acúmulo e desenvolvimento científico na área da saúde, em torno dos medicamentos e das vacinas. Esse momento em que completamos 47 anos, talvez seja o que mais precisamos defender o que até pouco tempo parecia o óbvio – que era defender as vacinas como tecnologia de saúde segura e mais adequada para enfrentar epidemias, endemias e pandemias.

Nos nossos 47 anos, estamos enfileirados na defesa da inclusão do profissional farmacêutico como aquele que têm direitos às proteções mínimas necessárias para o desenvolvimento do seu trabalho como categoria que atua na linha de frente no combate ao Covid-19.

A Fenafar está há 47 anos na luta pela afirmação da identidade do farmacêutico como profissional de saúde indispensável para promover as ações que envolvem o medicamento – desde a sua produção até a orientação correta para o usuário sobre o seu uso racional. Essa luta sempre esteve vinculada à concepção da Saúde como direito de todos para a construção de um país menos desigual, mais soberano e desenvolvido.

E mantemos alto e firme nosso compromisso histórico em defesa da soberania e da democracia no Brasil.