Sindicar/PR alerta sobre sociedades fictícias

O SINDIFAR – PR alerta, informa e tira as dúvidas frequentes dos Farmacêuticos do Paraná, com relação à sociedade em empresas.

 

Muitas empresas, de forma inescrupulosa, fazem propostas de “sociedade” aos farmacêuticos, geralmente com 1% ou 2% de participação, oferecendo “inúmeras vantagens”. Infelizmente, por desconhecimento, muitos profissionais acabam caindo na armadilha dessas sociedades fictícias e são lesados de várias formas.

É importante destacar que a inclusão de um Farmacêutico na sociedade de empresas do ramo farmacêutico, mesmo com pequena porcentagem de cotas, faz com que o referido profissional, além da responsabilidade técnica, que muitas vezes assume, tenha também que arcar com as obrigações e responsabilidades da empresa, em todos os âmbitos, desde o financeiro até o criminal.

Vale lembrar que, como sócio da empresa, o Farmacêutico não tem direito a receber férias, 13° salário, licença maternidade ou FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), a não ser que estes benefícios constem do contrato social da empresa, e sejam concedidos a título de retiradas.

Por isso, ATENÇÃO FARMACÊUTICO, antes de estabelecer um vínculo de sociedade com uma empresa, consulte um profissional da sua confiança e seu SINDICATO, que está sempre à sua disposição para maiores esclarecimentos.

Fonte: Sindifar-PR