Entidades se unem para lançar Frente Parlamentar de Assistência Farmacêutica na ALESP

O presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar), Fábio Basílio, participou nesta quarta-feira (10), do lançamento oficial da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

O grupo suprapartidário pretende discutir e propor ações para o fortalecimento e ampliação da atuação dos profissionais farmacêuticos no Estado de São Paulo, com o objetivo de aprimorar a legislação e as políticas públicas que tratam do assunto. A questão do uso racional de medicamentos, por exemplo, é um dos temas prioritários. 

A frente será presidida pelo deputado Thiago Auricchio (PL) que, num primeiro ato, assinou o Projeto de Lei que institui a Semana Estadual do Uso Racional de Medicamentos, de 5 a 11 de maio. Os demais membros são: Alex Madureira (PL), Edmir Chedid (União) e Márcia Lia (PT). Dezenas de outros colegas, das mais diversas legendas, também apoiam a iniciativa. 

A presidenta do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de São Paulo (Sinfarsp), Renata Gonçalves e o presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), Marcelo Polacow Bisson, também estiveram presentes.

A Frente Parlamentar nasceu para realizar e apoiar debates, simpósios, seminários e outros eventos pertinentes que tratem de temas importantes relacionados à assistência farmacêutica.  

Para o presidente da Fenafar, Fábio Basílio “É fundamental que a Casa do Povo escute os anseios da sociedade. Hoje, no Brasil, nós temos mais de 260 mil farmacêuticos e, apenas em São Paulo, são mais de 70 mil. Então, é uma grande categoria que trabalha em prol da Saúde Pública. Por esse motivo, é importante que esses profissionais tenham aqui na Alesp um local de apoio e que a sua voz seja ouvida”. 

Há também, o compromisso de criar um grupo de trabalho para discutir ações que garantam a presença de farmacêuticos aos usuários de medicamentos em todas as unidades públicas de Saúde paulistas. 

Marcelo Polacow Bisson, presidente do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), ressaltou o ineditismo da criação deste grupo na Casa. “É a primeira vez que nós conseguimos essa mobilização junto aos deputados estaduais. A bandeira da assistência farmacêutica é fundamental para garantir o acesso a tratamentos medicamentosos de qualidade por parte da população e também incentivar que o farmacêutico esteja presente em todos os locais onde ele é imprescindível. A Alesp tem um papel muito importante nisso e vamos manter essa parceria”, comentou Polacow. 

Renata Gonçalves, presidenta do Sinfarsp, ressalta que “A criação da Frente Parlamentar é a forma de dar ainda mais visibilidade, não só para o profissional farmacêutico, mas para todas as ações que envolvem a categoria, principalmente o acesso aos medicamentos. Isso é fundamental para a saúde da população. Essa aproximação com os deputados, que faz com que várias entidades estejam reunidas por um objetivo comum, é algo inédito em São Paulo. 

O coordenador da Frente Parlamentar, deputado Thiago Auricchio, ressaltou a importância do evento. “Temos algo muito importante aqui, que são deputados de todos os partidos, independentemente de serem de direta ou de esquerda, que se colocaram à disposição para trabalhar juntos. Quando a gente fala de saúde, queremos contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Para isso, é fundamental a participação do profissional farmacêutico”, afirmou Auricchio. 

Informações da Comunicação da ALESP