Congresso da fenafar discute o trabalho farmacêutico

Trabalho Farmacêutico: para cuidar bem das pessoas! Este é o tema do 8º Congresso da Federação Nacional dos Farmacêuticos que começa na próxima semana, entre os dias 06 e 08 de agosto, na cidade de Cuiabá.


 

 

Para preparar o Congresso, a Fenafar realizou encontros estaduais de farmacêuticos em todo o país, reunindo profissionais que atuam no comércio, na rede hospitalar privada, no SUS, em laboratórios de análises clinícas, na gestão, no ensino, na vigilância sanitária e em tantas outras áreas que contam com a presença de farmacêuticos.

 

 

Para o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, este ciclo de encontros – que também debateram as propostas que a categoria deverá apresentar na 15ª Conferência Nacional de Saúde – dão continuidade à política da Federação de valorizar a discussão com a base da categoria. “O que dá força para a Fenafar é o fortalecimento dos seus sindicatos filiados para lutar em defesa da valorização do trabalho farmacêutico. As várias campanhas desenvolvidas pela Fenafar nos últimos anos (Farmácia Estabelecimento de Saúde, 30 horas, Piso Salarial Nacional, Movimento Saúde + 10) e tantas outras sempre tiveram em seu centro levar para a sociedade a discussão sobre o papel do farmacêutico como profissional de saúde, e a necessidade dele ser valorizado em todas as suas áreas de atuação. Ao mesmo tempo, sempre buscamos levantar alto a bandeira em defesa da saúde pública e do SUS, por compreendermos que este é um dos caminhos de consolidar políticas públicas que consagram um direito social inalienável. Assim, neste 8º Congresso da Fenafar, conseguimos unificar estas duas preocupações de forma especial, já que nosso congresso antecede uma Conferência Nacional de Saúde”, avalia Ronald que também é membro do Conselho Nacional de Saúde.

 

 

Como nos últimos Congressos, a Fenafar e a Escola Nacional dos Farmacêuticos aproveitam o momento para realizar outros dois importantes eventos de forma simultânea, para ampliar o escopo dos debates para além dos temas em discussão. Desta maneira, acontecerá no mesmo período o 7º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica e o 5º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde.

 

“Nossa expectativa e aprofundar cada vez mais a elaboração política e teórica da categoria para qualificar nossa intervenção nos espaços de controle social da saúde, apresentando propostas inovadoras e em consonância com os desafios do Brasil no campo da Saúde e, em particular, da Assistência Farmacêutica. E este processo tem sido enriquecido com os Simpósios nacionais e encontros dos farmacêuticos que atuam nos conselhos de saúde e em outros espaços de controle social. E este processo de debate, elaboração e formação tem tornado a Fenafar, seus sindicatos e a Escola Nacional em organizações de referência para a discussão destas políticas”, salientou o presidente da Fenafar.

 

Veja, abaixo, a programação do 8º Congresso da Fenafar, do 7º Simpósio Nacional de Assistência Farmacêutica e do 5º Encontro de Farmacêuticos no Controle Social.

 

05 de agosto de 2015 (Quarta-feira)

 

 

Chegada à Cuiabá

 

17h às 22h – Credenciamento de Delegados

 

20h30 as 10h30 – Jantar

 

06 de Agosto de 2015 (Quinta-feira)

 

09h às 12h – Credenciamento de Delegados

 

12h01 às 14h – Credenciamento de Suplentes

 

09h – Abertura dos Trabalhos – Boas Vindas – leitura e aprovação do Regimento Interno – Ronald dos Santos, Rilke Novato e Maruza Carlesso.

 

10h às 12h – Conjuntura Nacional – Cenário político e econômico nacional e internacional e suas interfaces com o papel do Trabalho no processo de desenvolvimento do Brasil.

 

Ementa: Apresentação sobe a realidade social e econômica do Brasil e do mundo, e sua interface para a construção de um país que tenha no trabalho sua centralidade para o desenvolvimento.

 

Palestrantes:

 

Altamiro Borges – Jornalista Centro Alternativo de Mídias – Barão de Itararé

 

Prof. Madalena Guasco – Coordenação Nacional da Contee

 

Mauro Rubem – Presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás

 

Moderador: Rilke Novato Públio

 

12h às 13h – Almoço

 

13h10 às 16h – Trabalho e Educação – O Trabalho como Centro no processo de Formação Profissional

 

Ementa: Papel do Farmacêutico no Brasil do século XXI, as transformações no mundo do trabalho e os impactos na formação profissional do Farmacêutico, a reengenharia, a revolução tecnológica, as transições do século XXI (demográfica, epidemiológica, nutricional etc…) Como a formação, a educação farmacêutica podem agregar valor ao trabalho farmacêutico?

 

Palestrantes:

 

Paulo Arrais – Coordenador Nacional da ABEF – Assoc. Brasileira de Ensino Farmacêutico

 

Alexandre Medeiro – Diretor de Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Saúde

 

Magda Scherer – Professora do Dep. de Saúde Coletiva e do Prog. de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UNB e pesquisadora – NESP/UnB.

 

Moderadora: Silvana Nair Leite – Presidente da Esc. Nac. dos Farmacêuticos e Dir. de Educação da Fenafar

 

16h30 as 17h30 – Apresentação: Diagnóstico da Assistência Farmacêutica em Mato Grosso – TCE/MT

 

Ementa: Auditoria Operacional do TCE/MT que teve por objetivo avaliar se a Assistência Farmacêutica atende às necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS em Mato Grosso, de forma eficiente, econômica, universal e integral, no que se refere aos componentes básico e especializado.

 

Expositores:

 

Bruno de Paula Santos Bezerra – Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT

 

Luiz Eduardo da Silva Oliveira – Auditor Público Externo do Tribunal de Contas de Mato Grosso – TCE/MT.

 

17h30 as 18h30 – Assembleia Estatutária

 

19h às 21h – Abertura Institucional dos Eventos

 

21h – Coquetel

 

07 de Agosto de 2015 (Sexta-Feira)

 

08h30 às 11h – Organização Sindical – As organizações dos Trabalhadores e do povo brasileiro e seus desafios

 

Ementa: A contradição antagônica entre as forças do trabalho e do capital impõem obstáculos para as conquistas dos trabalhadores, restringindo direitos, limitando sua organização, é neste quadro que propomos discutir o papel dos sindicatos, sua representação e a importância de seu reconhecimento e fortalecimento constante por parte dos profissionais farmacêuticos para a obtenção de condições dignas de trabalho.

 

Palestrantes:

 

Adilson Araújo – Presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil

 

Célia Machado Gervásio Chaves – Tesoureira da Fenafar

 

José Ribeiro – Representante OIT ( Organização Internacional do Trabalho)

 

João Luis Dourado – Presidente Estadual da CUT/MT

 

José Marcio Batista – Presidente do Sinfar/CE e Diretor de Relações Institucionais da Fenafar

 

11h10h às 13h30 – Saúde e Assistência Farmacêutica – Saúde: Direito ou mercadoria? Farmácia: Estabelecimento de Saúde ou comércio?

 

Ementa: centralidade do trabalho farmacêutico na garantia do acesso e da qualificação dos serviços de saúde e de assistência farmacêutica nos setores públicos e privados em todas as esferas de gestão, observando-se o cuidado ao paciente, tendo na farmácia um serviço de saúde a disposição da comunidade e referência no serviço de atenção básica à saúde.

 

Palestrantes:

 

Professor Francisco Funcia – professor livre-docente de economia na Universidade Munic. de São Caetano do Sul-USCS, Consultor da COFIN/CNS e da Fundação Getulio Vargas-FGV Projeto.

 

Maria do Socorro de Souza – Presidente do Conselho Nacional de Saúde

 

Ronald Ferreira dos Santos – Presidente da Fenafar

 

Marco Aurélio Pereira – Coordenador do Prog. Farmácia Popular do Brasil – e Ex-Presidente do Sind. dos Farm. do Est. de São Paulo.

 

Moderador: Alexandre Henrique Magalhães – Presidente do CRF-MT e Dir. Reg. Centro-Oeste da Fenafar.

 

13h30 às 14h30 – Almoço

 

14h30 – Apresentação do Resultado Final dos 19 Encontros Estaduais de Farmacêuticos Preparatórios a 15ª CNS

 

Expositora: Silvana Nair Leite – Presidente da Escola Nacional dos Farmacêuticos

 

15h10 às 19h – Grupos de Trabalho

 

19h10 – Jantar

 

08 de Agosto de 2015 (Sábado)

 

08h30 – Inicio da Plenária Final

 

12h às 13h – Almoço

 

09h às 12h – Processo Eleitoral

 

16h Proclamação do Resultado Eleitoral

 

17h – Posse da Nova Diretoria Eleita

 

18h – Encerramento

 

21h – Festa de Posse da Diretoria da Fenafar e 30 anos do Sinfar/MT