Começa negociação entre Sinfarmig e Setcemg para construção de primeira CCT

Pela primeira vez, o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais se reuniu com o Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg para tratar da Campanha Salarial dos farmacêuticos que atuam em transportadoras. A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 06/09 na sede do Sindicato Patronal.

 

 

O Sinfarmig abriu o diálogo explicando a importância da construção de uma Convenção Coletiva de Trabalho -(CCT para o segmento que possui mais de 200 empresas com atuação de farmacêuticos, segundo dados do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais – CRF/MG. Representantes do Setcemg sinalizaram com total disposição para negociar a nova CCT e se mostraram bastante surpresos, pois tinham informações de que apenas uma transportadora no Estado possuía farmacêuticos em seu quadro de funcionários.

Eles garantiram que os farmacêuticos de transportadoras terão a própria Convenção em breve. Entretanto, argumentaram que como o segmento ainda não foi mapeado será necessário realizar um levantamento das informações sobre a atuação dos profissionais, como por exemplo, locais onde trabalham e quais atividades desempenham para limitar quais delas estão sob jurisprudência do Setcemg.

A entidade patronal solicitou, ainda, um prazo de 60 dias para agendar uma nova reunião com o Sinfarmig visando apresentar os dados para dar continuidade ao processo de negociação. O Setcemg explicou ainda que por causa destes prazos a CCT só poderá ser fechada na próxima data-base, maio de 2018.

O quantitativo de farmacêuticos de transportadoras vem crescendo depois que a legislação passou a exigir a obrigatoriedade da presença dele como responsável técnico habilitado nos quadros das empresas. Tanto naquelas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos.

No final da reunião, o presidente da Federação dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários do Estado de Minas Gerais – Fetrtominas, Antonio da Costa Miranda, que também aguardava um compromisso no Setcemg se mostrou muito receptivo ao diálogo sobre a legitimidade da representação dos farmacêuticos que atuam em transportadoras e apoiou a iniciativa do Sinfarmig em iniciar o processo de construção da CCT própria do segmento.

Fonte: Sinfarmig