Parabéns ao Sinfarpe pelos 54 anos de luta em defesa dos farmacêuticos pernambucanos

Comemorar o aniversário de uma entidade sindical é um ato de resistência e de luta pela democracia.

“Saudamos os 54 anos do Sinfarpe, sindicato que luta pela valorização do profissional farmacêutico, que defende a saúde pública e o SUS, que está na linha de frente na denúncia dos retrocessos vividos no país. Em tempos obscuros, de autoritarismo e descaso com a vida e ataque ao direito constitucional da organização dos trabalhadores, comemorar 54 anos de luta é uma vitória. Vida longa ao Sinfarpe!”, registrou o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos.

Para comemorar seu aniversário, o Sinfarpe publicou um jornal contando um pouco da história do sindicato, que foi fundado no período do Regime Militar, em 29 de julho de 1966. A entidade rapidamente se consolidou como entidade marcada por muita luta e comprometimento com os profissionais e a sociedade. Participou ativamente de lutas nacionais, como a Marcha dos 100 Mil e da Criação do SUS, bem como da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em 1986, ressalta o editorial do jornal.

“Oferecer um serviço de referência, com salários e condições de trabalhos dignos, e atender à população com decência e respeito têm sido nossas principais bandeiras de luta e jamais vamos desistir de buscar melhorias para a categoria. Não abriremos mão de nenhum direito. Nunca”, resume a presidente, Veridiana Ribeiro. 

A fala da líder sindical, que este ano encerra seu segundo mandato no comando da atual gestão, corrobora com a linha ideológica e o processo de luta que a entidade travou desde o seu surgimento. Foram vários farmacêuticos de renome que assumiram o sindicato e o fortaleceram para que ele chegasse a mais de cinco décadas com ampla atuação e combativo em defesa dos farmacêuticos de Pernambuco .São muitas conquistas a se comemorar. Muitas ainda por vir. 

Mesmo no atual cenário político e econômico nacional, com quebras de direitos trabalhistas, sem contar a pandemia da Covid-19 que assola o mundo neste momento, o Sinfarpe tem mantido seu propósito e confrontando ainda mais o patronato para resguardar os direitos da categoria e assegurar que os profissionais sejam tratados com dignidade e respeito diante de todos os desafios que o trabalhador está enfrentando. “Mesmo com tantas dificuldades, inclusive a de manter a entidade em funcionamento por problemas financeiros, temos muito o que comemorar!”, destaca Veridiana. 

Acesse o jornal na íntegra: