SC: Representante da indústria não aceita equiparação salarial

Dando sequência as negociações da campanha salarial de 2017/2018, a presidenta do SindFar Fernanda Mazzini (Nanda) se reuniu na quinta-feira (16) com o representante da Federação das Indústrias de Santa Catarina. O encontro foi na sede da FIESC.

No primeiro encontro com os representes patronais da Industria a presidenta do SindFar solicitou que o piso dos farmacêuticos da Indústria fosse equiparado ao piso aplicado no comercio varejista de Itajaí que é de R$ 3.400,00. Atualmente profissionais farmacêuticos que trabalham na indústria recebem R$ 2.170,05, o menor piso entre as áreas de atuação. A proposta foi prontamente descartada pelo representante patronal.

Diante do impasse a representante do sindicato solicitou então, que além do reajuste do piso pelo INPC de 4,69%, o salário fosse acrescido de 5% de ganho real. A proposta deve ser analisada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina e uma nova redada de negociação deve acontecer em breve, ainda sem data marcada.

Fernanda Mazzini informa que a direção do SindFar deve se reunir nos próximos dias para avaliar as propostas. “Não descartamos a convocação de uma assembleia geral da categoria antes da próxima reunião de negociação”

Negociação do Comercio Varejista de Itajaí

A negociação com os representantes do Sindicato patronal de Comercio Varejista de Itajaí é a que está mais avançada. Durante conversas entre a presidenta do SindFar, Fernanda Mazzini (Nanda) e a representação patronal, foi proposto a aplicação do Percentual do INPC de 4,69% a ser pago em parcela única retroativa ao mês de março. O mesmo reajuste será aplicado no auxílio-creche.

As demais cláusulas da convenção não foram alteradas. A presidente do SindFar solicitou ainda o aumento da multa paga em caso de atraso do salário e um percentual de ganho real. As negociações prosseguem na semana que vem.

Fonte: SindFar