Presidente do Sinfargo é a entrevistada da semana no “Entrevista Farmacêutica”

Os resultados terapêuticos obtidos com medicamentos usados pela clientela do SUS (Sistema Único de Saúde) podem ser melhorados, com a inclusão de mais serviços farmacêuticos no sistema. É o que afirma a Dra. Lorena Baía, farmacêutica com pós-graduações em Saúde da Família e em Assistência Farmacêutica na Atenção Básica pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atua como farmacêutica da Prefeitura de Goiânia e coordenou a assistência farmacêutica do Município. Representa o Conselho Federal de Farmácia (CFF) junto ao Conselho Nacional de Saúde (CNS), no qual coordena a Comissão Intersetorial de Assistência Farmacêutica. Ela preside o Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de Goiás (Sinfar-GO).

Lorena é a convidada da “Entrevista Farmacêutica” desta quarta-feira (13.07.16). Ela falará sobre as amplas possibilidades de melhoria da gestão do medicamento pelas mãos dos farmacêuticos, fato que resultaria em mais saúde para os usuários e menos prejuízos para os cofres do SUS. Falará, ainda, sobre os benefícios dos cuidados clínicos dos profissionais, como a adesão dos pacientes ao tratamento. Outro tema a ser abordado na entrevista será o controle social do Sistema Único de Saúde, por meio dos conselhos municipais, estaduais e Nacional de Saúde. O CNS é a instância máxima de deliberação do SUS. “As pessoas devem buscar os conselhos dos seus municípios e participar deles. As propostas que apresentarem serão debatidas, apreciadas e poderão chegar ao CSN”, concluiu a presidente do Sinfargo.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, ao vivo, nesta quarta-feira, com início às 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). A entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por mais de 2 mil emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Miami), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”, com vistas a levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Ao abrir a página da EBC, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Fonte: CFF