1ª assembleia para montar pauta de negociação 2017 é realizada em Rio Grande

Como realiza todos os anos, o Sindifars deu início ao processo de montagem da pauta de negociação 2017, nesta segunda-feira (8/5), com a 1ª assembleia do ano em Rio Grande. O encontro foi realizado no Sindicato dos Petroleiros de Rio Grande com a presença do presidente e da diretora do Sindifars, Masurquede Coimbra e Helena Ransolin. A assessoria jurídica do sindicato também acompanhou a reunião.

 

Além de debater a pauta que não sofreu nenhuma alteração, os farmacêuticos presentes falaram sobre preocupação com a falta de acordo com o Sindicato dos Laboratórios de Análises Clínicas do RS (Sindilac). Sobre o assunto foi informado que o Sindilac está nos últimos anos sem registro ativo no MTE.

“No ano de 2015, após algumas reuniões de negociação, foi se concretizando uma proposta de nova convenção coletiva, mas que devido a sua situação perante o MTE deveria ser assinada pelo FEHOSUL como representante acima do Sindilac, que se recusou a assinar e que hoje a mesma também está irregular no MTE, não podendo fazer negociação e nem assinar convenções”, explicou Masurquede.

A fim de tentar regularizar essa situação, o Sindifars vem tentando marcar reuniões com o Sindilac. Em abril, nenhuma das entidades patronais compareceu. Nesta terça-feira (9/5), houve nova reunião, em que o Sindilac informou estar empenhado para regularizar sua situação cadastral, tendo uma assembleia marcada com seus associados para as próximas semanas.

Um ponto que ganhou destaque foram as reformas trabalhista e da previdência, em que o que irá mudar e os direitos que estão em jogo foram explicados aos presentes e um espaço para dúvidas e considerações foi aberto. O objetivo do Sindifars abordar esses temas é a importância de conscientizar a categoria sobre o que pode ser alterado e como isso irá impactar na vida da classe trabalhadora.

A 1ª versão da pauta de negociação pode ser acessada aqui. Lembrando que essa é uma versão provisória já que pode sofrer alterações até o final do processo de assembleias.

A próxima assembleia acontece no dia 16/5, na cidade de Passo Fundo. Para acessar todas as datas e locais das assembleias, clique aqui.

Fonte: Sindfars