Medicamento e direito à Saúde na programação da 16ª CNS

A Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Federação Nacional dos Farmacêuticos, em conjunto com o Comitê Nacional para a Promoção do Uso Racional de Medicamentos, promovem debates durante a 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8)para discutir o direito constitucional do acesso a medicamentos no Sistema Único de Saúde.

 

 

A Atividade Autogestionada Acesso a medicamentos no SUS, um direito constitucional, acontecerá no dia 6 de agosto de 2019 (terça-feira), a partir das 8h, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília (DF).

O objetivo da atividade é contribuir com a promoção do acesso equânime a medicamentos e uso racional de medicamentos de forma integrada, participativa e interprofissional.

Como participar

Para se inscrever, no dia da atividade o participante deverá se registrar no espaço de Credenciamento. Esse registro dará direito à pulseira de identificação para acesso à sala. A atividade tem capacidade máxima de 100 pessoas, que serão selecionadas por ordem de chegada.

Programação

Data 06.08.2019, terça -feira.

08:00hs   
Abertura: Por que o acesso a medicamentos é um direto.
Evandro Lupatini –  Comitê Nacional Promoção do Uso Racional de Medicamentos (CNPURM) e Coordenação Geral de Monitoramento das Políticas Nacionais de Assistência Farmacêutica e Medicamentos (CGMPAF/DAF/SCTIE/MS). Silvana Nair Leite – Escola Nacional dos Farmacêuticos/FENAFAR

8:30hs
D. Joana precisa de Penicilina. E agora?
Silvana Nair Leite – Escola Nacional dos Farmacêuticos 

8:45hs    
Como atender as necessidades das pessoas?
Maria da Conceição Silva – CNPURM

8:55hs
Investimento em Ciência e Tecnologia é saúde?
Vera Lucia Luiza  – CNPURM

9:05hs    
Propostas para a saúde brasileira: Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica.
Célia Chaves – CNPURM/Fenafar

9:15hs   
Debate aberto: Qual o papel dos diversos setores da sociedade na garantia do direito constitucional de ter acesso aos medicamentos?

9:50hs    
Fechamento e encaminhamentos para Propostas à 16ª Conferência Nacional de Saúde.