Sinfarmig publica nota sobre o crime em Brumadinho: Somos todos atingidos

Mais uma vez, a triste história se repete. A desenfreada ganância por lucro a qualquer custo gera a negligência e como meros espectadores, assistimos a este filme de horror, cujo final nunca é feliz, ao contrário,  tragédias e mais tragédias criminosas vão se alternando aqui e acolá.Um sentimento de dor mistura-se à revolta e impotência.

 

 

Sim, este filme só irá parar de ser encenado quando, de fato, a elite que manda neste País, por bem ou na “marra”, entender que a ganância de uns pouquíssimos não pode sobrepor o direito à vida de centenas de milhões de pessoas.

Chega de subserviência! Sob o manto da alegação de que emprega milhares e gera receitas ao Estado, as mineradoras deste País, sobretudo a malfadada Vale, negligenciam responsabilidades em segurança e promove crimes como o de Mariana e agora de Brumadinho.

Até quando? Perguntamos neste momento… Mas, até quando nossa pergunta traduzirá em ação concreta?

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig cerra fileira com todos que estão orando por Brumadinho e não poderia deixar de prestar solidariedade ao povo mineiro.   É hora de transformar a revolta em ação concreta participando das ações, em parcerias com diversas entidades e movimentos sociais em defesa de medidas efetivas pela garantia da vida. É também à hora de exigirmos o pagamento das devidas indenizações as vítimas de Mariana e agora de Brumadinho.

É preciso lembrar também da necessidade urgente da implementação de ações governamentais em defesa do fortalecimento de uma política pública ambiental com fiscalização efetiva, com pessoal e equipamentos suficiente para impedir a destruição do meio ambiente tal qual vem acontecendo em nosso País.

O momento ainda nos lembra que, nestes momentos de desespero é sempre o nosso Sistema Único de Saúde – SUS, mesmo fragilizado com as políticas de desmonte é quem socorre com medicamentos e vacinas, providencia leitos de internação, cuida da saúde física e mental e orienta quanto às análises e ao cuidado com a água de uso humano e alimentos para as vítimas destas tragédias.

#forçaBrumadinho  #somostodosbrumadinho

Foto: Reprodução Mídia NINJA
Fonte: Sinarmig