Diretores da Fenafar participaram nesta quarta-feira (12) da reinstalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente do Sistema Único de Saúde (MNNP-SUS), que reinicia suas atividades com uma nova estrutura e uma composição ampliada de seus membros.
O evento que acontece no Centro Internacional de Convenções do Brasil – CICB em Brasília, vai definir as metodologias de trabalho que serão adotadas para a condução e implementação da agenda a ser desenvolvida nos próximos anos.
A reinstalação da mesa permanente foi muito prestigiada e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, a Ministra da Saúde, Nisia Trindade, a representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS-OMS), Socorro Gross e o Presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Fernando Pigatto.
Representando a Fenafar participaram da atividade o presidente, Fábio Basílio, a segunda vice-presidenta, Débora Melecchi e o primeiro tesoureiro, Alexandre Correia dos santos.
A MNNP-SUS foi criada por resolução do CNS em 1993. É um fórum paritário que reúne gestores, prestadores de serviços e trabalhadores do SUS. Desde a criação até hoje, alternou períodos de funcionamento intermitente com trabalhos intensos e ininterruptos. Se tornou permanente em 2003 até ser paralisada em 2019 no início do governo anterior.
Agora, retoma as atividades para se constituiu enquanto ferramenta importante para a gestão do trabalho no âmbito do SUS, formalizando os acordos pactuados pelos membros, oferecendo diretrizes que orientam os processos ligados à gestão do trabalho e aos (as) trabalhadores(as) do SUS.