EaD para graduação na área de Saúde já totaliza 690 mil vagas

O número de vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) para a graduação a distância, em cursos na área de saúde, já totaliza 690 mil.

São 244 turmas oferecidas por diversas universidades, em todo o país, onde os estudantes podem cursar Biomedicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Biologia, Terapia Ocupacional, Educação Física, Nutrição ou Serviço Social sem sair de casa.

Para presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Ronald dos Santos, a decisão do MEC, ao autorizar indiscriminadamente a modalidade de Ensino a Distância (EaD) para cursos de graduação na área de saúde, é um ataque sobre os interesses de toda a sociedade brasileira.

“Os estudantes desses cursos necessitam de formação presencial pois, além de aprender conteúdos teóricos eles precisam desenvolver habilidades e atitudes que não podem ser adquiridas à distância. Todos saímos perdendo, o futuro profissional e o futuro paciente”, avalia.

A formação profissional para alguns destes cursos inclui técnicas seguras de manipulação de instrumentos/equipamentos, administração de medicamentos, introdução de sondas, além de trabalho em equipe, comunicação, empatia e capacidade de escuta.

Através da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), o CNS vem realizando diversas ações para impedir essa prática. Entre elas, a mobilização junto às associações de ensino, conselhos e federações profissionais e executivas estudantis para a construção de uma Nota Pública contrária a EaD nos cursos de graduação na área da saúde, que já recebeu a assinatura de 54 entidades.

O colegiado também tem discutido o assunto em audiências públicas na Câmara dos Deputados e Senado Federal, onde tem sido apoiado por parlamentares que desaprovam a decisão do MEC. Entre eles, a deputada Alice Portugal (PCdoB/BA) e o deputado Mandetta (DEM/MS), autora e relator do Projeto de Lei (PL) nº 5414/2016, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em curso da área de saúde.

Cursos de Graduação e Vagas Autorizadas na modalidade EaD pelo Ministério da Educação (MEC)

Curso Cursos Vagas autorizadas
Educação Física 75 170.783
Serviço social 49 162.314
Nutrição 26 78.109
Enfermagem 10 77.830
Fisioterapia 24 58.580
Farmácia 19 56.800
Biomedicina 15 45.489
Medicina Veterinária 5 19.380
Biologia 17 18.485
Fonoaudiologia 2 1.700
Terapia ocupacional 2 700

Fonte: Sistema e-MEC: http://emec.mec.gov.br/emec/nova#avancada

Fonte: CNS
Publicado em 09/07/2018