FNDC discutirá candidaturas ao Conselho Curador da EBC

O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) convida as organizações da sociedade civil para participar de reunião aberta que discutirá a participação na consulta pública que vai preencher as cinco vagas de representantes da sociedade civil no Conselho Curador da EBC. O encontro será realizado na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, em São Paulo, na quinta 4 de agosto, às 19hs. A Fenafar é uma das entidades entre as mais de 400 que compõe o quadro de organizações filiadas ao FNDC.

 

O objetivo é mobilizar uma ampla participação social nesse processo, debater os desafios da comunicação pública na atualidade e, ao mesmo tempo, construir apoio a candidaturas representativas da sociedade civil nesse espaço, que é fundamental para a garantia de autonomia e independência da EBC e por mais diversidade e pluralidade na mídia.

Toda entidade do movimento social brasileiro pode participar do processo de escolha dos novos conselheiros. Basta ter no mínimo dois anos de existência para se cadastrar.  Saiba mais aqui. Os sindicatos também podem se inscrever. O processo de indicação contempla entidades nacionais e locais.

Para o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, fortalecer a comunicação pública é uma luta fundamental dos setores que defendem a democracia e, em particular, na luta em defesa do direito à Saúde e do fortalecimento do SUS. “A mídia privada, que é hegemônica em nosso país, se pauta pelos interesses do mercado. E o setor privado de saúde é um dos maiores anunciantes. É comum assistir notícias criticando o SUS, mas quando é que vemos algo crítico na mídia sobre a saúde privada? Por isso, defender uma comunicação pública, que esteja pautada pelo interesse público é importante. Temos que fortalecer essa luta e mais, temos que incidir mais para fazer com que os temas de saúde pública e de políticas de saúde sejam tratados de forma adequada”.

No momento de inscrição, as entidades podem indicar até três nomes para compor o Conselho de acordo com os critérios definidos no edital: pessoas com reconhecida atuação nos seguintes segmentos da sociedade brasileira: área da infância e adolescência; área de cultura e universo artístico; campo LGBTT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais); setor empresarial; e área ambiental ou do campo. O prazo final para inscrição e envio das candidaturas ao Conselho Curador é 20 de agosto. O processo deverá preencher as vagas que ficam em aberto com o fim dos mandatos de Cláudio Lembo, Heloisa Starling, Ima Vieira, Paulo Derengoski e Wagner Tiso. O texto é fruto de contribuições da sociedade colhidas em uma consulta e uma audiência pública sobre o tema.

Renata Mielli, coordenadora-geral do FNDC, afirma que fazer uma articulação das várias entidades do movimento social para ter uma participação coesa é estratégica para a luta em defesa da comunicação pública, principalmente num momento de ataque à EBC. Ela lembra que a empresa foi o primeiro alvo da artilharia do governo interino, que só recuou após a reação dos movimentos sociais em defesa da empresa e da comunicação pública. Esse recuo, no entanto, é somente uma trégua que certamente cessará com a confirmação do golpe após a votação do processo de impeachment da presidenta Dilma no Senado, ressalta Mielli. “Portanto, precisamos ocupar os espaços disponíveis de forma articulada e fruto de um processo de discussão e unidade”.

Entre as cinco vagas será garantida a presença de pelo menos quatro mulheres, três negros(as) ou indígenas e um(a) jovem entre 15 e 29 anos. O Conselho também levará em conta o equilíbrio nas representações de cada região do país dentro do colegiado, buscando contemplar o preenchimento de uma nova vaga por região.

Serviço

Reunião aberta sobre participação na consulta pública para representantes da sociedade civil no Conselho Curador da EBC

Data: 4/8/2016 | Hora: 19h

Local: Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé

Endereço: Rua Rego Freitas, 454 – 8º andar. Sl. 83, CEP 01220-010 – República, São Paulo-SP

Publicado em 29/07/2016