Sinfarmig notifica Fhemig e exige correção de edital para farmacêutico

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais enviou ofício nesta quarta-feira, 17/01, para a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais – Fhemig após tomar conhecimento do regulamento do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para cargos no Hospital João XXIII com inscrições abertas para profissionais da área de saúde.

 

 

O objetivo da entidade sindical foi solicitar a Fhemig a alteração da nomenclatura “farmacêutico bioquímico” usada no regulamento 04/2018. O Sinfarmig esclarece que a partir de 2002, com a Resolução nº 02 do CNE/CES, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, adotou-se a terminologia farmacêutico generalista ou apenas farmacêutico. A nomenclatura passou a ser utilizada para todas as atividades realizadas por este profissional, independentemente da área de atuação.

Segundo o ofício, a determinação é válida inclusive para aquelas relacionadas a análises clínicas (laboratórios), até então exercidas pelo “farmacêutico bioquímico”. Desde a alteração do MEC, vem sendo adotada para registro nos Conselhos Regionais de Farmácia e no diploma expedido pelo órgão oficial apenas farmacêutico.

A entidade sindical também alertou a Fhemig que se não houver mudança no edital, o profissional que colou grau após esta mudança ficaria impedido de participar do PSS mesmo estando apto legal e tecnicamente para a função.

Fonte: Sinfarmig