Médico brasileiro Jarbas Barbosa é juramentado como novo subdiretor da OPAS

O médico brasileiro Jarbas Barbosa realizou no dia 12 de setembro seu juramento como novo subdiretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da oficina regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Doutor em Saúde Pública, Barbosa ocupou previamente altos cargos tanto no Brasil quanto no exterior. Como subdiretor da OPAS/OMS, tem sob sua responsabilidade a supervisão dos programas centrais de cooperação técnica prestados pela Organização a cada um de seus 35 Estados Membros.

“Em tempos em que vivenciamos vários desafios, mudanças políticas e sociais, reemergência de doenças infecciosas, mudanças climáticas, resistência antimicrobiana, carga de doenças crônicas não transmissíveis e violência, a OPAS é muito afortunada de ter Barbosa como subdiretor”, afirmou a diretora da Organização, Carissa F. Etienne.

Etienne expressou “total confiança na competência técnica e de gestão” do novo subdiretor. “Barbosa entende e compartilha os valores e a missão dessa grande Organização. O trabalho ao longo de sua vida reflete esses valores: equidade, excelência, solidariedade, respeito e integridade”.

“Trabalhar para a OPAS é, para mim, um privilégio do qual tenho orgulho. Estou totalmente comprometido em me unir a vocês e trazer, humildemente, minha experiência para servir aos países das Américas”, disse Barbosa ao assumir formalmente o cargo.

Em seu novo posto, Barbosa faz parte da equipe de Gestão Executiva da OPAS/OMS, juntamente com Etienne e a diretora adjunta, Isabela Danel. Ele supervisiona os departamentos de Família, Promoção da Saúde e Curso de Vida; Doenças Transmissíveis e Determinantes Ambientais da Saúde; Doenças Não Transmissíveis e Saúde Mental, Evidências e Inteligência para Ação em Saúde; e Sistemas e Serviços de Saúde.

Além disso, três centros técnicos da OPAS/OMS estão sob a responsabilidade de Barbosa: o Centro Latino-Americano para Perinatologia – Saúde das Mulheres e Reprodutiva (CLAP/SMR), o Centro Pan-Americano de Febre Aftosa (Panaftosa) e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME).

Barbosa destacou que a OPAS tem uma longa trajetória de liderança na região das Américas em prevenção, promoção e proteção da saúde, com conquistas que foram reconhecidas mundialmente. “No entanto, apesar de tantas conquistas claras em assegurar saúde para os povos das Américas, agora enfrentamos enormes desafios para garantir sua manutenção e continuar avançando”, alertou o subdiretor.

O médico brasileiro destacou o exemplo da necessidade de manter as conquistas no controle e eliminação de doenças evitáveis por vacinas. “Novas estratégias devem ser desenvolvidas e peço aos governos de mais alto nível que renovem seu compromisso político com a vacinação das populações”, argumentou.

O subdiretor também ressaltou a importância de “seguir avançando em direção a novos e cada vez mais ambiciosos resultados”, destacando os principais desafios da região – agravados pelas dificuldades econômicas e instabilidade política em alguns países. “Nesse contexto, é ainda mais necessário fortalecer nossa equipe técnica e sua determinação em buscar estratégias inovadoras voltadas às comunidades e países aos quais servimos”, concluiu.

Fonte: OPAS/OMS no Brasil
Médico brasileiro Jarbas Barbosa é juramentado como novo subdiretor da OPAS – OPAS/OMS | Organização Pan-Americana da Saúde (paho.org)