Portugal: Sindicato dos farmacêuticos decreta primeira greve em 20 anos

Paralisação abrange os farmacêuticos que trabalham nos serviços da Administração Pública. Pré-aviso foi entregue esta sexta-feira ao Ministério da Saúde de Portugal.

O Sindicato Nacional dos Farmacêuticos (SNF) decretou a primeira greve em 20 anos. A paralisação está marcada para 18 e 19 de julho e abrange os farmacêuticos que trabalham nos serviços da administração pública.

O pré-aviso de greve foi entregue esta sexta-feira no Ministério da Saúde. Além de 18 e 19 de julho, incide por tempo indeterminado a partir de 1 de agosto e resulta do “rompimento unilateral dos compromissos assumidos pelo Governo nas negociações da carreira farmacêutica”.

“As negociações tinham sido finalizadas em março de 2017 e resultaram na proposta de um diploma que implementaria a referida carreira na administração pública, fundamentalmente no Serviço Nacional de Saúde. No entanto, na passada segunda feira, foi dito ao sindicato que, por alteração do posicionamento do Ministério das Finanças em relação à implementação desta carreira, não seria possível ao Ministério da Saúde prosseguir com o processo legislativo que culminaria na publicação do referido diploma”, explica o SNF em comunicado enviado às redações.

Na mesma nota, a entidade sindical esclarece que “da publicação do referido diploma não resultava qualquer impacto orçamental, nem nenhuma mais-valia para os farmacêuticos, a não ser a da adequada regulamentação e organização da função”l.

“A função dos farmacêuticos no SNS é insubstituível em áreas tão críticas quanto as análises clínicas e a genética humana, bem como na aquisição, preparação e distribuição de medicamentos e dispositivos médicos, nomeadamente, medicamentos para o tratamento do cancro e das doenças infeciosas, com elevado impacto orçamental, que precisam de ser geridas por farmacêuticos, enquanto profissionais altamente qualificados”, acrescenta o SNF, lamentando “ os inevitáveis prejuízos que esta greve causará aos utentes”.

Fonte: PaísaoMinuto