Fenafar se reúne com Conselho de Enfermagem para fortalecer unidade

Durante o XXXII Consasems – Congresso Nacional de Secretários Municipais de Saúde, a Federação Nacional dos Farmacêuticos se reuniu com representantes do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen. A aproximação das duas entidades tem o objetivo de tratar de temas em comum de interesse das categorias de farmacêuticos e enfermeiros.

No diálogo – que contou com a presença do presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos e da Diretora de Organização Sindical, Débora Melecchi com o presidente do Cofen, Manoel Neri – foram abordados dois temas: os ataques ao Sistema Único de Saúde e à democracia promovida pelo governo interino de Michel Temer e a preocupação das duas entidades com o avanço dos cursos de Ensino à Distância.

Na última reunião do Conselho Nacional de Saúde esta discussão foi importante e, por sugestão do presidente da Fenafar e do CNS, Ronald Ferreira dos Santos, se apresentou ao Ministério da Educação a necessidade de a aprovação dos cursos em EaD para as áreas de Saúde serem discutidas previamente pelo CNS.

Essa é uma pauta importante para os profissionais da enfermagem. O sistema Cofen/Conselhos Regionais vem realizando audiências públicas em todo o Brasil, promovendo ampla discussão sobre a formação de profissionais de Enfermagem a distância e os riscos à Saúde Coletiva. O Cofen atua, ainda, junto ao Ministério da Educação, Ministério da Saúde e ao Congresso Nacional, onde apoia o Projeto de Lei 2.891/2015, que proíbe a formação de profissionais de Enfermagem por EaD. A representante do Cofen no CNS, Ivone Martini, defendeu ontem, em reunião ordinária de plenário, o veto à formação técnica e de graduação a distância em Enfermagem.

Na avaliação de Débora Melecchi a abertura de diálogo entre as duas categorias em busca de pontos de unidade para ação conjunta em prol da valorização dos profissionais farmacêuticos e de enfermagem é uma oportunidade para fortalecer a luta dos trabalhadores em saúde.

Da redação