Sincofarma cancela reunião de negociação com farmacêuticos de farmácias, drogarias e distribuidoras

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sincofarma/MG acaba de cancelar a reunião para a terceira rodada de negociações com os farmacêuticos de farmácias, drogarias e distribuidoras que havia sido agendada para esta quarta-feira, 13/06. A reunião ficou marcada “a confirmar” para a próxima segunda-feira, 18/06, às 10h, na Fecomércio.

 

 

O Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig lamenta que a oportunidade tenha sido adiada já que há uma grande urgência em realizar nova negociação com objetivo de pressionar pela queda de vários pontos da contraproposta absurda apresentada pela patronal.

Na segunda rodada de negociações o Sincofarma endureceu algumas cláusulas, que podem mudar demais a rotina dos farmacêuticos e piorar ainda mais a qualidade de vida dos profissionais.

Para se ter uma ideia, a proposta inclui a alteração do horário de almoço para somente 30 minutos, fim do pagamento de horas extras e criação de um banco de horas com compensação em até um ano das horas trabalhadas, a jornada 12X36 para todos os profissionais com redação maldosa da entidade patronal e  reajuste salarial de 1,81% correspondente apenas ao INPC acumulado no período de 1º de março de 2017 até 28 de fevereiro de 2018 

A diretora do Sinfarmig, Júnia Lélis, alerta que “é fundamental a categoria estar ciente de que esta proposta do Sincofarma é algo nunca visto em mesas de negociação até então. É o maior retrocesso que estamos presenciando em 37 anos de atividade sindical”.

Para o Sinfarmig, mais do que nunca os farmacêuticos devem estar por dentro do teor das propostas e dos riscos dos profissionais perderem direitos já consolidados na Convenção Coletiva de Trabalho – CCT. “Estas propostas são tão surreais, que nem o conteúdo da Reforma Trabalhista foi tão perverso. Então, o que temos a fazer é informar a categoria e contar com uma mobilização de todos nestes últimos minutos de prorrogação deste jogo terrível”, ressaltou. 

A diretoria acredita que a entidade patronal conta com a ausência e a dispersão dos trabalhadores para forçar a aprovação de propostas que significam intenso retrocesso nas relações de trabalho.

Serviço:

Terceira reunião de Farmácias, Drogarias e Distribuidoras – CCT 2018
Data: 18/06/2018 (a confirmar)
Horário: 10h
Local: Fecomércio (Rua Curitiba, 561 – Centro – BH/MG)

Fonte: Sinfarmig
Publicado em 13/06/2018