Sindicato dos Farmacêuticos do Pará se filia à Fenafar

Num momento em que a luta por direitos exige ainda mais unidade e determinação para enfrentar  os ataques contra os trabalhadores, a saúde e o Brasil, sindicato do Pará aprova filiação à Fenafar, que passa a ter 22 sindicatos estaduais na sua base.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Farmacêuticos do Pará, Cesar Gomes, “desde 2010, o Sinfar vem passando por uma reestruturação que, em determinado momento, precisou do apoio da entidade federativa  a qual éramos filiados para alavancar diversas lutas em prol da categoria. Infelizmente não encontramos esse apoio e resolvemos brigar sozinhos, tivemos diversos embates, greves, acordos coletivos e convenções. Lutamos e conquistamos sem apoio, avançamos sozinhos até onde pudemos. Mas, é chegado o momento de buscar novas experiências e olhares diferentes para podermos continuar na luta por melhorias para nossos associados e para a profissão”, explicou César.

Neste contexto, afirmou o presidente do Sinfar, “a Fenafar se apresentou para a nossa diretoria e o processo de aproximação foi natural. Esperamos que juntos possamos criar alternativas para a crise que se instalou no movimento sindical e assim possamos construir uma nova história dentro do movimento sindical no Brasil. Estamos muito comprometidos com a causa farmacêutica e esperamos contribuir com os demais sindicatos filiados e formar um verdadeira aliança em  favor da profissão no Brasil.

Deick Quaresma, representante do sindicato junto à Fenafar, ressalta que nos últimos anos, a entidade não chegou a se afastar totalmente da Federação. “Fizemos muitas coisas com sindicatos filiados à Fenafar, com a própria diretoria. Então, não foi exatamente uma reaproximação, porque já estávamos próximos”.

“Hoje com todos estes ataques aos direitos trabalhistas, a Reforma Trabalhista e tudo o que há por vir, nós precisamos ter uma frente de luta unificada e fortalecer realmente a Federação. Os sindicatos têm que se abraçar e os trabalhadores, colegas farmacêuticos de todo o Brasil também precisam se dar os braços, senão não vamos ter como vencer as batalhas que temos pela frente”, afirma Deick.

O vice-presidente do Sinfar-PA, Henrique Vogado, destaca que a entidade tem buscado “ampliar o raio de abrangência para o interior do Estado. Encontramos diversas dificuldades e esperamos que este novo momento de integração possa nos trazer experiências que nos ajude a avançar em busca de atender nossos colegas do Interior”. A expectativa da diretoria do sindicato e da categoria é que, com a filiação à Fenafar,

 o sindicato consiga enfrentar esse desafios. “A Fenafar, devido a sua grande abrangência, poderá compartilhar casos exitosos e nos ajudar a diminuir possíveis erros e barreiras que teremos pela frente. Esperamos que nossa filiação possa trazer bons frutos para ambos e que possamos crescer juntos”, ressalta.

Para o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, a filiação do Sindicato do Pará comprova o acerto da linha política que a entidade vem implementando nos últimos anos, a da unidade para obter conquistas. “Temos repetido de norte a sul, de leste a oeste, que a valorização da trabalho farmacêutico, a defesa da Saúde e do Brasil são as substâncias que compõem a prática dos sindicatos filiados à Fenafar junto à categoria. Temos tido a bastante tempo a parceria do Sindicato dos Farmacêuticos do Pará nas nossas lutas, mas agora compreendo que união não são apenas palavras ao vento, e sim a principal ferramenta para obtermos vitórias. Os Farmacêuticos do Pará sinalizam para o Brasil, com sua filiação à Fenafar, que a unidade é o caminho da vitória”. 

Da redação