Presidente da Fenafar e do CNS recebe título de cidadão de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza entregou na tarde desta quarta-feira (28), no plenário Fausto Arruda, o Título de Cidadão de Fortaleza ao presidente da Fenafar e do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos. A iniciativa partiu do vereador, Dr. Porto (PRTB), que apresentou projeto de decreto legislativo aprovado por unanimidade na Câmara. 

Na sessão solene, o vereador Dr. Porto (PRTB) ressaltou que a proposta de conceder o título ao farmacêutico partiu de uma reunião realizada pelo Conselho Municipal de Saúde. “Dr. Ronald Ferreira dos Santos é o presidente do Conselho Nacional de Saúde que é o órgão máximo que o Conselho Municipal de Saúde é subordinado. Essa demanda do Conselho Municipal de Saúde, veio por meio da 100ª reunião do Conselho. Eles deliberaram ser interessante uma homenagem ao Dr. Ronald pelos serviços prestados ao Ceará, pela defesa do SUS, pelos interesses da saúde do país, e de nossa capital”, atentou o parlamentar.

Em sua intervenção na solenidade, Ronald Ferreira disse que a homenagem ao presidente do Conselho Nacional de Saúde é uma homenagem ao Sistema Único de Saúde, “uma das mais belas construções do povo brasileiro”. Ronald disse que o CNS é “uma conquista que o povo brasileiro conseguiu estabelecer para que nós trabalhadores pudéssemos nos debruçar sobre o grave problema que é lidar com a saúde, com o viver melhor, com o viver mais tempo. Nós conseguimos constituir um sistema, e, em particular o Ceará, tem dado uma grande contribuição no desenvolvimento desse processo. Essa homenagem eu sinto que é a minha pessoa como cidadão, mas principalmente para aqueles e aquelas que defendem a saúde pública, o direito do povo brasileiro de ter acesso a condições que lhe garantam o cuidado adequado, a segurança e a prevenção. Mais do que eu, a saúde pública se sente fortalezense”, apontou o homenageado.

Ronald afirmou, ainda, que a luta do controle social em todo o Brasil e a atuação do Conselho Nacional de Saúde tem sido a de lutar em defesa da SUS e contra a escuridão que toma conta do Brasil. Ele ressaltou ainda que há duas palavras que andam juntas, democracia e saúde, e conclamou a todos a se somarem na luta pela construção da 16ª Conferência Nacional de Saúde.

Assistam ao vídeo da sessão solene na íntegra.

Currículo de Ronald Ferreira dos Santos

Ronald é farmacêutico do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina, Assessor técnico do Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina, conselheiro nacional de saúde.

Formou-se em 1993 pela Universidade Federal de Santa Catarina. É mestre em farmácia pela mesma instituição. Iniciou sua militância no movimento estudantil de farmácia, como diretor de biomédicas da União Nacional de Estudantes – UNE. Após concluir a graduação em farmácia, ingressou no movimento sindical, onde presidiu o Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina. É coordenador nacional do movimento em defesa da saúde pública – saúde +10. Na gestão do conselho nacional de saúde que se encerrou, Ronald compunha a mesa diretora do CNS e coordenava o grupo de trabalho sobre financiamento da saúde.

Da redação com Câmara Municipal