Palestras dão início a Semana do Uso Racional de Medicamentos

Alunos, professores e profissionais de Farmácia participaram hoje, no auditório da Área II da Puc, da abertura da Semana do Uso Racional de Medicamentos.

O ciclo de palestras começou com a psicóloga Roberta Arciprett, do Instituto Menthes – Método Augusto Cury. Ela falou sobre a importância da Inteligência Emocional para se tornar um profissional brilhante. ” Além de ter as competências técnicas exigidas pelo mercado, o profissional da atualidade deve buscar sempre a resiliência, relacionamentos saudáveis e se preocupar com sua qualidade de vida”.

Felipe Pereira está cursanso o 9 período de Engenharia Civil e ficou pensativo com a palestra sobre ser um profissional de sucesso. “Estou terminando meu curso e ainda não comecei minha vida profissional, a palestra me fez refletir se estou pronto para o mercado e como posso ser um profissional de excelência”.

Terceirização, Reforma Previdenciária e Políticas Públicas

Esse foi o assunto discutido pela presidente do Sinfargo, Lorena Baía, que acredita que as mudanças propostas pelo Governo atingem todos os brasileiros.

Ela começou defendo o Sistema Único de Saúde. “O SUS é essencial para a saúde do brasileiro e precisamos acreditar nesse sistema. A terceirização fortalece o poder político e indicações para cargos que deveriam ser ocupados pela população por meio de concurso público. As OS’s não têm planos de cargos e salários e estão precarizando o trabalho com cargas horárias exaustivas”, explica ela.

Lorena Baía também destacou a importância do Programa Farmácia Popular para os pacientes crônicos. “O Governo Federal não está pensando no acesso à saúde e a medicamentos. A decisão foi unilateral e não concordamos com essa medida”.

Aposentadoria

A presidente do Sinfargo criticou ainda as mudanças na CLT e na previdência. “É um jogo de interesse sujo e querem fazer a gente aceitar”.

A farmacêutica Débora Galvão estava ciente das propostas do Governo e ficou ainda mais preocupada com as pontuações feitas pela palestrante. “A situação é mais séria que eu imaginava. A palestra foi muito esclarecedora”.

Confira a programação completa da Semana do Uso Racional de Medicamentos. Clique na imagem para visualizar em tamanho maior: