Conferência Livre Preparatória para a 5ª CNSM: Rumo a Avanços na Saúde Mental Brasileira

Uma Conferência Livre preparatória para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM), com o tema “Pelo direito de cuidar e ser cuidado em liberdade: Manicômios nunca mais”, será realizada no próximo dia 25 de setembro, às 19 horas.

Para participar é necessário inscrever-se antecipadamente neste link. O inscrito, receberá um e-mail de confirmação contendo as informações sobre como entrar na reunião. 

Organizada pelo “Movimento Nacional Saúde pela Democracia + SUS é + Brasil”, essa conferência tem apoio do Instituto Enfar e da Fenafar que transmitirá o evento em seu canal no YouTube, garantindo o acesso aos debates para um público mais amplo. (youtube.com/@fenafar) O movimento é formado pela CTB, CONAM, UJS, UNEGRO, UBM, UNE E ANPG.

O objetivo dessa conferência livre é promover um espaço de discussão e participação democrática para todos os interessados na área da saúde mental e que buscam contribuir com a construção e atualização das políticas públicas nesse campo.

Essa conferência livre representa uma oportunidade para que profissionais da área de saúde, usuários dos serviços, familiares, e toda a sociedade possam contribuir com ideias e propostas para o aprimoramento das políticas de saúde mental no Brasil.

5ª CNSM será realizada em dezembro.

A 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental (CNSM) Domingos Sávio é um grande evento de participação social no Brasil, organizado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) e realizado pelo Ministério da Saúde. Esse é o espaço de construção e atualização das políticas públicas no campo da saúde mental, conforme rege a legislação do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”, a etapa nacional da 5ª CNSM ocorrerá de 11 a 14 de dezembro de 2023, em Brasília.

A conferência abordará questões cruciais relacionadas à saúde mental e os direitos humanos, fortalecendo as políticas públicas e aprimorando a atenção psicossocial no SUS.

O eixo principal da 5ª CNSM é “Fortalecer e Garantir Políticas Públicas: SUS, o Cuidado de Saúde Mental em Liberdade e o Respeito aos Direitos Humanos”. Esse eixo será subdividido em quatro subeixos, a saber:

– Cuidado em Liberdade como Garantia de Direito à Cidadania.
– Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental.
– Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade.
– Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.