Sinfar-AP conquista vaga no Conselho Estadual de Saúde

O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amapá foi eleito para compor o Conselho Estadual de Saúde do Amapá. A eleição ocorreu em 21/09/2021. O sindicato será uma das entidades com direito de voto eleita para representar os trabalhadores durante o mandato de 2021/2022.

O CES é a instância máxima de deliberação do Sistema Único de Saúde (SUS) de caráter permanente e deliberativo no Estado, e tem como missão a deliberação, fiscalização, acompanhamento e monitoramento das políticas públicas de saúde.

É competência do Conselho, dentre outras, aprovar o orçamento da saúde assim como, acompanhar a sua execução orçamentária.

Também cabe ao pleno do CES- AP a responsabilidade de aprovar a cada quatro anos o Plano Estadual de Saúde. Ele é formado por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos trabalhadores de saúde e dos usuários do SUS.

Com a conquista, além de trabalhar em defesa dos direitos dos servidores da saúde, em especial dos farmacêuticos, o Sindicato vai propor soluções para melhorar a saúde em âmbito estadual, no que tange as áreas de atuação da profissão farmacêutica.

Da redação com informações do Sinfar-AP