Sindifars com entidades estaduais e nacionais realizam 1º Encontro do Trabalhador em Porto Alegre

Nos próximos dias 19 e 20 de janeiro acontece o 1º Encontro Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no Hotel Continental, em Porto Alegre. A atividade é organizada pelo Sindicato dos Farmacêuticos do Rio Grande do Sul (Sindifars), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Além de contar com importantes apoiadores como Simpa, Sindfono-RS, Sinditest-RS, Sindisaúde Caxias do Sul, Sindisaúde-RS, Sergs, Sipergs e Sisergs.

O evento tem como objetivo debater temas como assédio moral, racismo institucional, condições de trabalho, riscos psíquicos e violências externa, além de temas com maior amplitude como defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) e manutenção dos direitos trabalhistas. O Procurador do Trabalho, MPT Caxias do Sul, Ricardo Garcia, participará do evento.

Para isto, propõe uma metodologia diferenciada e dinâmica, a partir da apresentação de um grupo de teatro, chamado OcupaSUS, que através de encenações irá introduzir os principais tópicos a serem debatidos ao longo dos dois dias. Em seguida, serão montados grupos de trabalho e debates propositivos. As atividades se encerram no dia 20/1, dia do farmacêutico, com a mesa Desafios e Perspectivas para a Saúde do Trabalhador.

A participação do maior número de profissionais na área da saúde é muito bem-vinda e, certamente, irá enriquecer ainda mais o Encontro. Portanto, inscreva-se através do link (http://fenafar.org.br/index.php/magazine-home/1-encontro-de-saude-do-trabalhador-a-farmaceutico-a) e participe!

Confira a programação:

1° Encontro Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

POA, 19 e 20 de janeiro/17
Local: Hotel Continental
Organização: Sindifars, CTBRS, Fenafar
Apoiadores: Simpa, SindfonoRS, Sintitest/RS, Sindisaúde Caxias do Sul, Sindisaúde RS, Sipers, Sisergs, Sergs

Programação:
Dia 19/01
9h às 9h30min – boas vidas por entidade organizadora e apoiadora
Orientações aos participantes da metodologia/programação

9h30min às 10h – Grupo de teatro OcupaSUS
Tópicos a serem abordados pelo grupo de teatro: assédio moral, riscos psíquicos, condições de trabalho (doenças ergonômicas, falta de matérias, precariedade do trabalho), racismo institucional e violência institucional/social/externo

10h às 13h – Grupos de Trabalho (5 GT’s – um/tema)
Assédio Moral
Riscos Pesíquicos
Condições de Trabalho
Racismo Institucional
Violência Social/Institucional
Obs: Cada GT receberá perguntas que deverão ser respondidas pelos participantes e apresentadas pela relatoria do GT à tarde aos debatedores:

13h às 14h – almoço oferecido aos participantes no próprio hotel

14h às 15h – Relator de cada GT apresentará as respostas aos convidados

15h às 17h – Intervenção dos debatedores

17h às 17h30min – Intervalo para café

17h30min às 18h30min – Mesa de Abertura

18h30min às 20h – Mesa de Debates

20h, coquetel comemorativo ao Dia Nacional dos Farmacêuticos

20/01/17

9h às 13h –Desafios e Perspectivas para a Saúde do Trabalhador (a)


Fonte: Sindifars