Manaus recebe Encontro sobre C&T e Assistência Farmacêutica

O evento é uma parceria entre a Escola Nacional dos Farmacêuticos, a Fiocruz e o Conselho Nacional de Saúde. Edição de Manaus é a primeira, e acontecerá nos dias 23 e 24 de agosto, na sede da Fiocruz. A iniciativa tem o objetivo de realizar debates prévios à 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª + 8). 

Além de Manaus, os encontros passarão por Curitiba (PR), Salvador (BA), Recife (PE) e Belo Horizonte (MG). As atividades são voltadas aos membros do controle social brasileiro, ativistas sociais, acadêmicos, usuários, trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS). O formulário deve ser preenchido até a véspera de cada encontro ou até as inscrições completarem o número de vagas em cada capital. (Clique aqui para ver a data dos demais encontros).

O 8º SNCTAF acontecerá em dezembro, na sede da Fiocruz, no Rio de Janeiro, e se articula aos eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; e Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia. Neste sentido, o relatório dos Encontros Regionais realizados agora servirá de subsídio ao 8º SNCTAF, que, em seguida, levará suas contribuições para a 16ª Conferência, marcada para 2019.

O objetivo do simpósio é propiciar o debate sobre ciência e tecnologia, assistência farmacêutica e atenção à saúde das pessoas com patologia,  qualificando a atuação e intervenção dos participantes sobre a organização do acesso da população aos medicamentos e as novas tecnologias em saúde por meio do SUS.

INSCRIÇÕES PARA ENCONTROS REGIONAIS 

Saiba mais

A 16ª Conferência é o maior evento de participação social no Brasil e terá como tema central Democracia e saúde: saúde como direito e consolidação e financiamento do SUS. No decorrer de 2018, o CNS deliberou que uma série de atividades aconteçam de forma articulada com questões transversais de equidade, saúde de pessoas com patologias, ciclos de vida, promoção, proteção e práticas integrativas, alimentação e nutrição e educação permanente.

Todas essas pautas estarão presentes na 16ª Conferência, distribuídas pelos seguintes eixos: Saúde das Pessoas com Deficiência; Assistência Farmacêutica e Ciência e Tecnologia; Saúde Bucal; Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; Saúde Mental; Saúde da População Negra; Recursos Humanos e Relações de Trabalho; e Orçamento e Financiamento.

PROGRAMAÇÃO EM MANAUS

23/08 – quinta

9h às 9h30: Abertura oficial com autoridades locais e nacionais

9h30 às 11h: Panorama atual da assistência farmacêutica e ciência e tecnologia no Brasil – por que discutir esses temas no controle social?

Exposições do CNS, Fiocruz e Escola

11h30 às 12h: Apresentação sobre a dinâmica dos grupos de trabalho

12h às 13h30: Almoço

13h30 às 17h: Grupos de trabalho sobre os seguintes temas:

  • Arboviroses;
  • Doenças Neglicenciadas;
  • Farmácia Popular;
  • Efavirenz.

24/08 – sexta

9h às 10h: Apresentação das propostas construídas nos grupos de trabalho

10h às 11h30: Debate sobre os trabalhos dos grupos

11h30 às 12h30: Encaminhamentos e encerramento do Encontro

Da redação com SUSConecta
Publicado em 20/08/2018