Santa Catarina realiza o 1ª Curso de Formação Sindical

O curso promovido pela Fenafar, pelo Centro de Estudos Sindicais e pelo Sindicato dos Farmacêuticos de Santa Catarina aconteceu nos dias 22 e 23 de setembro. Participaram dirigentes do SindFar, farmacêuticos e trabalhadores de outras categorias interessados nos debates.

Para a diretora do SindFar, Fernanda Manzini, “o dirigente sindical é um agente de transformação da sociedade, que não se conforma com os problemas enfrentados pela categoria e busca ser um ator no processo de mudança”.

Neste sentido, avalia Manzini, é preciso capacitar regularmente o dirigente sindical “para melhor desempenhar as atividades no sindicato, buscando eficiência e eficácia nas ações. O apagar de incêndios no dia a dia não pode nos tirar do foco do fazer do SindFar/SC. O fazer sindical não é imediatista. É preciso rever as concepções sindicais que direcionam as nossas práticas, pois elas é que nos levam aos resultados, e o curso deu importantes subsídios para esse processo. Este momento requer união da categoria e um sindicato fortalecido, e é isso que buscamos no SindFar/SC”.

O curso contou com as aulas do farmacêutico Marco Aurélio Pereira que falou sobre “Relações de Trabalho na profissão farmacêutica (negociação, acordos e convenções coletivas)”. Marco Aurélio é professor do Centro de Estudos Sindicais desde 2005. Foi presidente do Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo por três gestões e diretor da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR). Atualmente, é assessor técnico do Conselho Nacional de Saúde.

Ainda no primeiro dia aconteceu a palestra “Fundamentos de administração e finanças para entidades sindicais” com o economista Ednilson Arendt. Professor da Faculdade de Economia (CEA) da PUC- Campinas, Arendt é presidente da Associação dos Professores da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Apropucc).

O tema do encontro no sábado é “Origem, História do movimento sindical brasileiro”, tema que foi abordato pelo professor Adelmo Rodrigues. Docente de Química, Adelmo Rodrigues é diretor do Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais e atua em formações promovidas pelo CES desde 2006.

Da redação com informações do SindFar/SC