20 de janeiro: Fenafar e sindicatos comemoram o Dia do Farmacêutico

Nessa sexta-feira (20) é celebrado o Dia Nacional do Farmacêutico, profissional essencial para a garantia da saúde. Para marcar a data, esse ano a Fenafar lançou o tema “Faço Saúde, Sou Farmacêutica (o). Sua proteção é meu trabalho. Nenhum direito a menos!”.

 “É uma data para compartilhar com a sociedade a esperança e o otimismo, duas substâncias que fazem que o trabalho farmacêutico tenha permitido que as pessoas vivam mais e melhor.  É uma profissão que atravessa os séculos, com a sua capacidade de manipular ou formular ou produzir, através dos elementos da natureza, e cuidar da saúde e amezinhar o sofrimento da população. É uma data para celebrar e valorizar essas essências da atividade farmacêutica, em especial aquelas que não tem muita materialidade como o cuidado e a solidariedade com o sofrimento”, afirma Ronald Santos, presidente da Fenafar e do Conselho Nacional de Saúde.

O farmacêutico tem conquistado avanços importantes da valorização da categoria como a Lei 13.021 de agosto de 2014, que regulamenta a farmácia como estabelecimento de saúde, mas também tem se destacado na luta em defesa do Sistema Único de Saúde, contra a PEC 55, contra a Reforma da Previdência e a Trabalhista.

O Dia do Farmacêutico foi definido nessa data como uma homenagem a Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), fundada no dia 20 de janeiro de 1916. Os sindicatos filiados à Fenafar organizaram diversos eventos para comemorar o 20 de janeiro com a categoria.

Campanha nas redes

Participe das comemorações do Dia do Farmacêutico nas suas redes sociais. Troque seu avatar: Sou farmacêutica ou Sou farmacêutico.

Confira a programação dos Sindicatos:

Acre

O Sindifac promove o Boteco do Farmacêutico 2017 no dia 20/01, às 20h, no Restaurante La Nonna.

Espírito Santo

O Sinfes convoca todos os farmacêuticos para o início da Campanha Salarial 2017 com a palestra “O Direito do Farmacêutico Empregado”, que acontecerá no dia 20/01, às 18:30h, no auditório do Sinfes, Praça Getulio Vargas, 35, sala 411, Vitória.

Goiás

18/01: Reunião com lideranças de Luziania e região do entorno para reestruturação da Associação dos Farmacêuticos de Luziania. O Sinfargo estará presente com seus Diretores e assessoria Jurídica. Haverá duas palestras, promovidas por farmacêuticos da região e após as mesmas será servido um coquetel.
20/01: Como parte da Programação do Ciclo de Palestras organizado pelo CRF-GO em parceria com o SEBRAE, a presidente do Sinfargo Lorena Baía ministra a palestra “Conquistas e Perspectivas: os avanços técnicos e os aspectos políticos que envolvem a Farmácia no Brasil.”
21/01: O Sindicato dos Farmacêuticos no estado de Goiás, em comemoração ao dia nacional do farmacêutico, preparou uma festa especial para filiados do SINFARGO e convidados, com o tema “ A Farmácia Virou Samba”. A partir do 12:01h até as 18:01h, no Café Nice, na Avenida T-11, Quadra 112, lote 3, n°110, Setor Bueno, Goiânia. Música ao vivo, DJ, playground para as crianças, feijoada completa e bebidas Open Bar. Entrada gratuita.

Maranhão

Em comemoração ao Dia do Farmacêutico, o SINFARMA programou uma série de atividades e convida a todos os farmacêuticos para participarem:
20/01:
Período da manhã:
– Evento no Hospital Pam Diamante, sobre o uso racional dos medicamentos
– Entrevista do Presidente do SINFARMA em programa de rádio
Período da tarde
– Blitz SINFARMA visitando e parabenizando os colegas nos estabelecimentos farmacêuticos
– Recebimento das doações da Campanha Farmacêutico Solidário
– Evento no Hospital Nina Rodrigues para homenagear os farmacêuticos
22/01: Realização da final do torneio de futebol do Farmaliga, na Casa da Peixada, avenida Litorânea, com apoio do SINFARMA.

Minas Gerais

20/01: O Sinfarmig se uniu ao CRF/MG para realizar uma celebração conjunta em torno da categoria. Representando todos os farmacêuticos mineiros, 14 profissionais irão receber a Comenda do Mérito Farmacêutico porque se destacaram pelos serviços prestados à população no exercício da profissão. Para marcar o Dia do Farmacêutico haverá a solenidade de premiação seguida de coffee break no IBS/FGV que fica na avenida Prudente de Morais, 444 – Cidade Jardim, em Belo Horizonte. Para participar da premiação é necessário realizar inscrição, conforme explicado aqui: https://goo.gl/iZpjdr.

Paraíba

O SIFEP e o CRF-PB realizarão, junto ao ICTQ, uma tarde de conhecimento, onde promoveremos palestra gratuita com emissão de certificados. Inscrições pelo link http://bit.ly/DiaFarmaceutico2017. Tema: Serviços Clínicos Farmacêuticos e Relacionamento com o Paciente. Professor: Diego Medeiros Guedes.
Data: 20/01 às 15 Horas.
LOCAL: Associação Paraibana de Hospitais – Endereço: Av. Manoel Deodato, 17 – Torre, João Pessoa – PB. Se por algum motivo não for possível visualizar e/ou preencher o formulário on-line, por favor entre em contato conosco através do e-mail pos.paraiba@ictq.com.br ou pelo (83) 98785-5929/ (83) 99697-7847.
Sua inscrição e participação no evento é gratuita, faça pelo link:  http://bit.ly/DiaFarmaceutico2017
Festa do Farmacêutico 2017: no dia 20/01, no Restaurante do Clube Cabo Branco, às 22h. O filiado com anuidade em dia não paga. O valor do ingresso é de R$ 15,00. O sindicato pede que todos os filiados façam contato por WhatsApp (8399301-5605) do SIFEP para confirmar a presença. A será aberta ao público em geral ao som da Banda Canto Novo, além de sorteio de brindes.

Pernambuco

O Sinfarpe homenageará os profissionais com a divulgação da edição especial do jornal alusivo aos 50 anos da entidade sindical em Pernambuco. Além do informativo digital, narrando a importância do sindicato para as conquistas da categoria no decorrer das últimas cinco décadas no Estado, uma faixa parabenizando os farmacêuticos ficará exposta em frente à sede, reconhecendo a todos como trabalhadores que usam a ‘receita’ do amor como ‘remédio’ para tratar das pessoas! Confira o informativo aqui. 
Veridiana Ribeiro, presidente do Sinfarpe e vice-presidente da Fenafar, deixou uma mensagem de agradecimento à categoria pela acirrada luta durante o ano de 2016. Confira a mensagem aqui.

Rio Grande do Sul

O Sindifars promove o 1º Encontro Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, no Hotel Continental, em Porto Alegre, nos dias 19 e 20 de janeiro.
19/01: Coquetel pelo Dia Nacional do Farmacêutico a partir das 20h no Hotel Continental, Largo Vespasiano Julio Veppo, 77, Porto Alegre.

Roraima

20/01: Churrasco de Confraternização a partir das 11h no Clube do Servidor, Rua Antônio Pinheiro Galvão, 163, Buritis. Com entrega do Prêmio Farmacêutico Destaque 2016, som ao vivo, comida liberada, venda de bebidas e sorteio de brindes.

Fonte: Da redação