Sinfarmig discute situação de farmacêuticos de transportadoras

O Sinfarmig participou de reunião no dia 02/05 com representantes da Sindicato das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais – Setcemg para discutir sobre as possibilidades de criar uma Convenção Coletiva de Trabalho – CCT para os farmacêuticos que atuam em transportadoras. A reunião foi realizada na sede do Setcemg onde houve a definição de uma Assembleia que discutirá as demandas da categoria.

Este ramo de atividade tem demonstrado grande importância e vem se destacando no crescimento. Prova disso é que a presença do farmacêutico como responsável técnico tornou-se obrigatória. O profissional é habilitado nos quadros das empresas que realizam o transporte terrestre, ferroviário, aéreo e fluvial de medicamentos e insumos farmacêuticos. “Consideramos isso uma conquista para a nossa classe, pois o setor de transportes é uma parte da cadeia produtiva de produtos farmacêuticos e essa função é de grande importância para garantir a qualidade e a integridade dos produtos”, afirmou o diretor do Sinfarmig, Rilke Novato.

A atividade do farmacêutico em transportadoras está prevista pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), que exige assistência profissional qualificada para a verificação e os controles necessários dos medicamentos. O Sinfarmig fará uma mobilização junto a categoria para discutir as demandas dos farmacêuticos e construir uma pauta de reivindicações a ser protocolada no Setcemg.

Fonte: Sinfarmig