Em agosto, ato unificado em defesa do SUS reunirá mais de 5 mil pessoas

Encontro acontece em Brasília, na Praça do Museu da República, com participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8).

 

 

No dia em que o Brasil celebra o Dia Nacional da Saúde (5/8), os participantes da 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) vão realizar o Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”. O objetivo é reunir, na capital federal, milhares de pessoas que estarão do maior evento participativo do Brasil, a 16ª Conferência, organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os ativistas se unem em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que vêm passando por ameaças e retrocessos.

A etapa nacional da 16ª Conferência vai ocorrer de 4 a 7 de agosto, reunindo mais de 5 mil conferencistas de todo o país para deliberarem melhorias para as políticas de saúde, que vêm passando por um processo constante de desfinanciamento desde 2016, quando houve a aprovação da EC 95, que congelou investimentos em saúde até 2036. Além disso, outras medidas e reformas recentes vêm trazendo agravos à saúde da população.

Cenário de retrocessos no SUS

O CNS está denunciando este cenário articulando agentes da academia, da sociedade civil, do congresso nacional e do judiciário brasileiro. Defender o SUS significa defender a Democracia, além de ações e serviços de saúde para a totalidade da população. Para mais de 75% das pessoas que vivem no Brasil, o SUS é a única opção de assistência à saúde.

As Conferências de Saúde são espaços fortes de participação política da população. Os conselhos de saúde constituem uma das principais expressões da democracia participativa. Eles integram a gestão administrativa e participam da formulação, planejamento e controle das políticas públicas, contribuindo para o fortalecimento da relação entre Estado e Sociedade. O ato será aberto para toda a população.

Mais informações

O quê: Ato Nacional Unificado “Saúde, Democracia e Direitos Sociais”
Quando: 5 de agosto de 2019 às 17h
Onde: Praça do Museu da República – Brasília/DF
Contato: www.conselho.saude.gov.br/16cns (61) 3315 – 2150 16cns@saude.gov.br

Fonte: SUSConecta
Publicado em 17/07/2019