Sindifars auxilia na realização da 8ª Conferência Estadual de Saúde do RS

No último final de semana, entre os dias 24 e 26/5, ocorreu a 8ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, no auditório Araújo Viana. O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado (Sindifars) participou ativamente, desde as etapas municipais, incluindo a realização de Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica. Entre os delegados e delegadas eleitos para a etapa nacional, a 16ª Conferência Nacional de Saúde, estão as farmacêuticas Célia Chaves, diretora do Sindifars e da Fenafar e Irene Prazeres, diretora do Sindifars.

 

 

É provável que essa conferência estadual tenha sido uma das maiores no Estado, foram 3.500 participantes entre delegados e convidados, de 406 municípios gaúchos, que encaminharam 10.000 propostas dos eixos da saúde como direito, consolidação dos princípios e financiamento do Sistema único de Saúde (SUS).

São muitos os desafios diante dos ataques aos princípios e diretrizes do SUS, que buscam uma contratação social para esse direito aos moldes anteriores a 1988 (ou seja, só tem direito a saúde quem tiver condições de pagar) e mesmo os desafios em torno da formulação de políticas públicas que possam desenvolver o SUS, na direção da superação de seus gargalos, que não são poucos.

Outro grande gargalo é o financiamento. A Emenda Constitucional do Teto de Gastos Públicos, a EC 95, congelando o financiamento  até o ano de 2036, afetando a vida cotidiana da população ao reduzir a capacidade de garantia das políticas sociais, particularmente da saúde, dando lugar para a formação de superávit primário para pagamento de juros e amortização da dívida pública. Isso impacta também na execução da política nacional de assistência farmacêutica, nos desafiando a dar materialidade a esse direito constitucional, bem como fragilizando o trabalho farmacêutico.  

Participarmos da conferência de saúde nos permite também debater a ciência e tecnologia, eixo fundamental para o desenvolvimento do país, e que conta, com a participação efetiva dos farmacêuticos.

O farmacêutico é um profissional essencial para a garantia da saúde. É quem reúne  ciência e conhecimento a favor da vida, num trabalho

 multidisciplinar. 

Todas as propostas aprovadas na Conferência Livre de Ciência, Tecnologia e Assistência farmacêutica, realizada pelo Sindifars juntamente a outras entidades e os conselhos de saúde de Porto Alegre e estado, foram aprovadas na 8ª Conferência Estadual de Saúde e constarão no relatório final da referida conferência. 

Sugerimos que acessem  o link do Conselho Estadual de Saúde/RS, clicando aqui, para assistir as transmissões realizadas nos respectivos dias da conferência.

Fonte: Sindifars