Sinfar-SP realiza debate sobre AF e o cuidado farmacêutico em farmácias

O Sindicato dos Farmacêuticos de São Paulo promoveu o debate sobre as atribuições clínicas do farmacêutico em farmácias comerciais. O objetivo principal foi iniciar o debate sobre as condições de trabalho, sobre remuneração dos serviços farmacêuticos e a valorização profissional.

 

 

Segundo a Diretora de Formação Gilda Almeida de Souza, este primeiro debate foi uma experiência exitosa, pois possibilitou a discussão sobre questões fundamentais do trabalho farmacêutico, além do significado do profissional no processo de saúde da população: “Este é um trabalho que precisa ter continuidade. Com o envolvimento das entidades poderemos chegar à respostas à uma série de questões que muitas vezes sem respostas”.

O assunto foi abordado de forma dinâmica, utilizando a ferramenta SWOT (FOFA em português), que permite fazer uma análise de cenário e possibilita traçar um planejamento estratégico.

Realizado em 11 de novembro, no auditório do Sindicato, o debate contou com a presença de profissionais, diretores do SINFAR e diretores do CRF-SP. Esteve presente no debate o Presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso e o presidente recém-eleito para a Gestão 2018-2020, Dr. Marcos Machado. Segundo Marcos Machado o debate foi produtivo. Ele destacou a importância do tema e da participação dos colegas neste momento que pode mudar o futuro da profissão farmacêutica, tanto na atuação como na remuneração dos serviços. “Através da Diretora Priscila Vautier, parabenizo o Sindicato por tazer o debate e coloco o Conselho Regional de Farmácia a disposição para ajudar no avanço da profissão farmacêutica”, declarou Dr. Marcos após o evento.

Fabio Angelini, coordenador jurídico do SINFAR-SP, que contribuiu com o debate também avaliou a importância deste debate no cenário de ameaças de precarização dos contratos de trabalho: “Acredito que as entidades envolvidas devem fomentar a discussão entre os trabalhadores a fim de buscar estratégias de enfrentamento aos retrocessos impostos pela Reforma Trabalhista que entrou em vigor”.

Segunda Priscila Vautier, diretora de impressa e divulgação do SINFAR-SP, a partir deste evento outras atividades acontecerão. “Este debate foi só o início. Muito tem a ser debatido e os profissionais precisam estar inseridos. A atividade clinica farmacêutica é uma conquista não só de nós farmacêuticas e farmacêuticos, mas de toda a sociedade. Condições adequadas para o trabalho e autonomia profissional é fundamental para um trabalho de qualidade que atenda as necessidades da população”.

Farmacêuticos interessados em participar do grupo de trabalho, podem enviar mensagem na página do Facebook do SINFAR-SP, manifestando interesse.

Fonte: Sinfar-SP