Rondônia: financiamento do SUS é tema debatido na 9ª Conferência Estadual de Saúde

A situação atual da saúde pública no estado de Rondônia, Desafios e Perspectivas, foi o tema abordado na abertura da 9 ª Conferência Estadual de Saúde, pelo secretário estadual de Saúde, Fernando Máximo, que destacou os avanços conquistados em seis meses de gestão, ouviu os questionamentos dos participantes dos 52 municípios, e destacou a importância deste espaço democrático para discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

“Toda a equipe técnica da Sesau trabalhou exaustivamente para a realização desta conferência, para garantir que, através deste encontro com profissionais e a sociedade civil, possamos discutir formas de melhorar a saúde pública em todas as regiões do estado”, disse Máximo.

A programação iniciou com acolhimento e recepção dos mais de 400 delegados, que representam 50% de usuários do SUS, 25% de trabalhadores da área e os outros 25% distribuídos entre gestores e prestadores de serviços.

Para que esse cadastramento fosse realizado de forma ágil, a equipe de tecnologia de informação da Sesau trabalhou num programa que garantisse rapidez. “Nossa equipe trabalhou na gestão desde o cadastramento ao mapeamento para facilitar o acesso dos participantes”, explicou Allan Chaves Machado, Coordenador da TI.

A conferência tem como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. A programação no primeiro dia incluiu plenária para aprovação do regulamento e, ao longo do dia, palestras e mesas de debates, além de atividades culturais.

A conselheira nacional de saúde Vanja André Santos, representante da União Brasileira de Mulheres (UBM), apresentou o eixo central do encontro. “É um prazer estar em Porto Velho para um evento como este que garante os direitos previstos na Constituição de 1988”.

Também participaram da solenidade de abertura a secretária adjunta de Saúde, Katiane Maia; a presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES), Elzilene do Nascimento; Raimundo Nonato do CES, Juiz Edenir Sebastião de Albuquerque, entre outros.

A Conferência

A 9ª Conferência Estadual de Saúde, realizada pela Sesau e CES, continua nesta quarta-feira 12, com atividades culturais, apresentação do eixo Consolidação dos princípios do SUS, que será debatido pela doutora em Saúde Pública Ana Lúcia Escobar. A apresentação sobre financiamento adequado e suficiente para o SUS acontecerá com a palestrante Michelle Dahiane Dutra.

Também haverá plenárias, debates e trabalhos em grupo para sistematização das propostas. 56 delegados e delegadas vão representar Rondônia na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que vai ocorrer de 4 a 7 de agosto, em Brasília.