Fenafar lança campanha contra Ensino à Distância para os cursos de Farmácia

A Federação Nacional dos Farmacêuticos lança a campanha “A vida não é virtual” para denunciar a resolução nº 01 de 11 de março de 2016, do Ministério da Educação, que autoriza o funcionamento de cursos de graduação na Modalidade de Educação a Distância – EaD, e que incluem os cursos de graduação em saúde.

 

Em documento, a Fenafar destaca que “as graduações em saúde devem ser pautadas em princípios humanos, éticos e científicos. A interação social e as experiências interprofissionais precisam ser desenvolvidas a partir dos anos iniciais e percorrer todo o processo de aprendizagem, preparando os graduandos em atividades curriculares e complementares, sob responsabilidade da IES, dentro e fora da universidade e alcançando seu amadurecimento para os estágios finais, devidamente supervisionados, como já preconizado pela Resolução 350/2005 do Conselho Nacional de Saúde. O contato humano direto e a supervisão próxima e direta é imprescindível para a este processo de aprendizagem, somente assim é possível vivenciar e incorporar práticas inovadoras e de modificação da realidade, lidando com a construção das experiências que o campo traz na vida real”.

A entidade não se contrapõem ao desenvolvimento de tecnologias de educação a distância e reconhece que elas têm proporcionado importantes avanços didáticos e inclusão de jovens e adultos na educação superior, principalmente em áreas remotas. No entanto, alerta o documento, “a formação na área da saúde exige o contato humano e a interação social como base, além de um conjunto de conteúdos técnicos e tecnológicos que dependem de ampla carga horaria prática, no campo das ciências biológicas e químicas”.

Para a Fenafar, que sempre foi pautada nas lutas em defesa da sociedade, “a formação de profissionais de saúde exige um sério compromisso com a qualidade, sob pena de colocar em risco a segurança das pessoas e da sociedade”.

A entidade faz um chamamento a outras organizações com o objetivo de realizar uma grande campanha de esclarecimento à sociedade e aos cidadãos que buscam por uma graduação.  

Da redação