CNS vai reunir ativistas em seminário para debater Políticas para Mulheres no SUS

Conselheiras nacionais, estaduais e municipais de saúde, lideranças de movimentos sociais que representam a diversidade das mulheres, trabalhadoras da saúde e gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) vão se reunir em atividade virtual lançada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). O 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais terá abertura no dia 24 de setembro, às 19h30 e será aberto ao público. A iniciativa é da Comissão Intersetorial de Saúde das Mulheres, do CNS.

 

 

O principal objetivo é debater a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres com avaliação da implementação das propostas aprovadas na 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres (2ª CNSMu), após quatro anos de sua realização, fomentar a formação das Comissões Intersetoriais de Saúde das Mulheres (Cismu) nos Conselhos Municipais e Estaduais de Saúde. As participantes serão convidadas a partir de indicação dos Conselhos Estaduais de Saúde.

O seminário apresentará um relatório final, construído a partir de um ciclo de debates preparatórios que ocorrerá durante o mês de outubro.  O Seminário é considerado uma etapa preparatória para a 17ª Conferência Nacional de Saúde, que deve ser realizada em 2023. O encerramento também será aberto ao público e ocorrerá no dia 25 de novembro, das 19h30 às 21h.

Etapas regionais preparatórias

Após o dia 24 de setembro, o CNS também realizará encontros regionais fechados, para convidadas, durante o mês de outubro. No Centro-oeste, o encontro será nos dias 1 (19h30 às 21h) e 2 (10h às 17h30); no Norte, o encontro será nos dias 8 (19h30 às 21h) e 9 (10h às 17h30); no Nordeste, será nos dias 15 (19h30 às 21h) e 16 (10h às 17h30); e no Sul/Sudeste será nos dias 22 (19h30 às 21h) e 23 (10h às 17h30). O encerramento ocorrerá no dia 25 de novembro, também aberto ao público via redes sociais do CNS, das 19h30 às 21h.

Quem pode participar?

Para as atividades fechadas, estão sendo convocadas representantes das Comissão Intersetoriais de Saúde das Mulheres do Conselho Nacional de Saúde, e também dos Conselhos Estaduais e Municipais; representantes de Conselhos Estaduais de Direitos das Mulheres; conselheiras/os titulares do CNS; coordenadoras/es de comissões  intersetoriais do CNS; presidentas/es dos Conselhos Estaduais de Saúde; representantes mulheres de CES onde não tem Cismu.

Serão convidadas também representantes de entidades do CNS, em especial, as que participaram da 2ª CNSMu; representantes de movimentos sociais, como feministas, mulheres negras e quilombolas, mulheres lésbicas,  bissexuais, travestis e transexuais, do campo, floresta e águas, indígenas, mulheres em situação de rua, com deficiência, vivendo com HIV e Aids, com hanseníase, sindicalistas, entre outros; e gestoras da saúde e dos direitos das mulheres

A programação completa será divulgada em breve

Mais informações

•          O quê: 3º Seminário Nacional de Saúde das Mulheres e Etapas Regionais

•          Quando: Lançamento dia 24 de setembro, de 19h30 às 21h; Etapas regionais ao longo de outubro. Encerramento dia 25 de novembro

•          Onde: Facebook e Youtube do CNS

•          Contato: 61 3315-2150 | 3315-3821 (procurar representante da Cismu)

Fonte: SUSConecta – Foto: 2ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em 2017.