Audiência Pública em Rondônia promoveu a união e fortalecimento de uma rede local em defesa do SUS 

Uma Audiência Pública do Projeto Integra discutiu o acesso a medicamentos em defesa da vida na Assembleia Legislativa de Rondônia, em Porto Velho. Proposta pela Deputada Estadual Cláudia de Jesus (PT), Presidenta da Comissão de Saúde da ALE/RO, a atividade contou com o apoio do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF/RO).

Veja o Álbum de Fotos
Assista a Audiência Pública pelo Youtube

O evento que reforçou o compromisso com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) como Política Pública essencial, contou com uma grande representatividade na mesa de abertura e no plenário, reunindo diversas autoridades e entidades. Destaque para a expressiva participação dos conselheiros estaduais e municipais de saúde, que efetivamente entendem e defendem a assistência farmacêutica nos seus municiípios

Segundo Fernanda Manzini, coordenadora do Instituto Enfar, a audiência promoveu a união e fortalecimento de uma rede local em defesa do SUS, da Assistência Farmacêutica e das políticas públicas. O evento foi marcado por debates enriquecedores e contribuiu para a conscientização e mobilização da sociedade em prol da saúde pública. 

Além de Fernanda Manzini e do Presidente da Fenafar, Fábio Basílio, representando duas das entidades que coordenam o Projeto Integra, a atividade contou com participação das seguintes autoridades.  

-Jailson Viana de Almeida, Conselheiro e relator da temática de saúde, do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO). 

-JuliIan Farago, Promotor de Justiça, do Ministério Público (MP/RO). 

-Sérgio Muniz Neves, Coordenador do Núcleo de Atenção à Saúde, da Defensoria Pública de Rondônia (DPE/RO). 

-Bruno Vieira de Souza, Superintendente substituto representando a Superintendência Estadual do Ministério da Saúde em Rondônia. 

-Elcio Barony de Oliveira, Secretário Adjunto da Secretaria de Estado da Saúde, SESAU/RO. 

-Ligia Arruda, Representante da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho e Diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica Municipal. 

-Ricardo Jorge Bouez, Diretor da Fenafar. 

-Jardel Teixeira de Moura, Conselheiro Federal do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em Rondônia. 

-Marli Rosa Mendonça, Presidente do Conselho Estadual de Saúde (CES/RO). 

-Aline Mendes Muniz Vieira, Presidente do Conselho Regional de Farmácia de Rondônia (CRF/RO). 

– Vera Lúcia Quadros, Presidente do Conselho Estadual de Secretárias Municipais de Saúde (CONSENS/RO). 

Durante a Audiência Pública, foram discutidas estratégias para o futuro da Saúde Pública. A contribuição de todos os participantes foi essencial para promover avanços significativos na área da saúde, demonstrando a importância do engajamento da sociedade e das autoridades na construção de políticas mais inclusivas e eficazes para todos os brasileiros.

O Projeto Integra é uma proposta, surgida em 2021 durante a pandemia, que visa integrar políticas e práticas da vigilância em saúde, assistência farmacêutica, ciência, tecnologia e inovação em saúde. É uma iniciativa do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFAR), da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), do Conselho Nacional de Saúde (CNC), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (FENAFAR), com o objetivo de promover ações para difundir conhecimento, engajar a sociedade e influenciar políticas públicas em prol da saúde. 

Fenafar