16ª Conferência: CNS realiza oficina para Simpósio Nacional de C&T e Assistência Farmacêutica

O Conselho Nacional de Saúde realiza nesta terça-feira (17/07) e quarta-feira (18/07) a oficina para as etapas regionais do 8º Simpósio Nacional de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica. O simpósio, que será realizado em dezembro, é uma parceria do CNS com a Escola Nacional dos Farmacêuticos e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

 

A oficina ocorre na Fiocruz Brasília e conta com a participação de farmacêuticos, conselheiros de saúde e representantes do segmento de diversas regiões do país. A programação inclui o debate sobre o Panorama Atual da Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica no Brasil.

Os eventos são atividades preparatórias para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, marcada para julho de 2019, que também é chamada de “8ª + 8”, como uma referência à 8ª Conferência Nacional de Saúde. Considerada um marco histórico para a população brasileira, a 8ª gerou as bases para a seção “Da Saúde” da Constituição Brasileira em 1988 e consolidou o Sistema Único de Saúde (SUS).

“A assistência farmacêutica e o acesso à tecnologia são debates permanentes no Conselho Nacional de Saúde. Temos alguns desafios pela frente para a construção da 16ª, mas temos condições de reunir forças sociais e políticas em torno desta agenda, que tem como tema central Democracia e Saúde”, avalia o presidente do CNS, Ronald do Santos, ao destacar a importância da participação e mobilização de toda a sociedade em defesa do SUS e dos direitos.

“É preciso discutir, refletir, planejar e construir propostas do nosso ponto de vista, do ponto de vista social e das instituições sociais para o futuro que queremos”, disse a coordenadora geral da Escola Nacional dos Farmacêuticos, Silvana Nair Leite, ao destacar a importância da categoria na mobilização e construção das conferências de saúde, ao longo dos anos.

A categoria farmacêutica também organiza o 6º Encontro Nacional de Farmacêuticos no Controle Social da Saúde, como atividade preparatória para a 16ª CNS. O encontro será realizado nos dias 2, 3 e 4 de agosto e tem como tema a Contribuição Farmacêutica na Construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde – Direito, Conquistas e Defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) Público de Qualidade”.

Fonte: CNS
Publicado em 18/07/018