Fenafar e Sindifac na luta em defesa dos farmacêuticos

No dia 29/03/2021, a Diretora Regional Norte da Fenafar, Isabela Sobrinho, conseguiu uma agenda com o deputado federal Leo de Brito. para discutir temas em pauta no Congresso Nacional de interesse da categorial. Participaram da reunião, o presidente da Fenafar, Ronald Ferreira dos Santos, e a Diretora de Organização Sindical, Débora Melecchi.

Os diretores da Fenafar apresentaram a trajetória da Federação ao parlamentar, a atuação da entidade na luta pela valorização do trabalho farmacêutico e em defesa do SUS, que se soma a defesa das vidas.

Foi apresentado ao deputado, as áreas de atuação profissional dos farmacêuticos, da pesquisa à dispensação, e que dentre as pautas trabalhistas de interesse específico da categoria em tramitação no Congresso Nacional estão o debate sobre a criação de piso salarial nacional, redução da jornada de trabalho, garantia da disponibilização de EPI’s adequados às diferentes funções desempenhadas pelos farmacêuticos, o pagamento do adicional de insalubridade.

Além disso, temas mais gerais relacionados ao enfrentamento à pandemia também foram abordados como a necessidade de testagem em massa da população, tendo a política de vigilância em saúde à frente deste monitoramento e o debate pela vacinação para todos. Somado a isso o enfrentamento necessário por um financiamento justo e sustentável do SUS.

O deputado Léo de Bito (PT/AC) se colocou à disposição para contribuir no avanço desses temas na Câmara dos Deputados. Também afirmou que vai integrar a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Assistência Farmacêutica, presidida pela deputada Alice Portugal (PCdoB-BA). E, através de sua assessoria, junto a diretoria da Fenafar, construir possibilidades pela proteção dos farmacêuticos e da sociedade brasileira.

Da redação