CNS lança revista digital para debater temas do controle social do SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lança a Revista Nacional de Saúde, uma publicação eletrônica bimestral que aborda temas atinentes ao controle social voltado ao fortalecimento e à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira edição aborda o Plano Nacional de Saúde 2016-2019, aprovado pelo Plenário do CNS em 7 de julho deste ano, com eixos e diretrizes a serem seguidos pelo poder público. O plano reflete e sistematiza as deliberações da 15ª Conferência Nacional de Saúde, realizada em dezembro de 2015, em Brasília, com o tema “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: direito do povo brasileiro”.

A revista também debate a principal ameação ao financiamento e à própria existência do SUS, a Proposta de Emenda Constitucional que congela por 20 anos os investimentos do Estado em Saúde e Educação. Tramitando no Senado Federal sob o número de PEC 55, a PEC da Morte – se aprovada – irá retirar bilhões de reais do Sistema Único de Saúde e comprometer a prestação de serviços.

Sobre esse tema, a revista publica artigo do presidente do CNS e da Federação Nacional dos Farmacêuticos, Ronald Ferreira dos Santos, no qual ele detalha as ameaças que esta proposta representa para o futuro do SUS. Há também reportagem com estimativas de perdas para o SUS e a opinião de atores envolvidos nessa discussão.

Acesse a integra da revista aqui.

Da redação