Fenafar volta ao FSM para discutir Patentes e Liberdade do Conhecimento

Diante dos debates que se desenvolvem hoje acerca do desenvolvimento e comercialização da vacina para a Covid-19, a discussão sobre patentes sobre medicamentos e vacinas ganhou centralidade. Neste contexto, a Fenafar promove a mesa redonda Patentes para quem? Fórum pela Liberdade de Uso do Conhecimento. 25 anos depois! Que será realizada em formato virtual, no dia 29 de janeiro, das 17:30 as 20h.

O Fórum Social Mundial completa vinte anos. Desde sua primeira edição, em 2001, reúne lideranças de movimentos sociais, representações de organizações sociais, sindicais, religiosas e pessoas em geral comprometidas com um novo modelo de sociedade na perspectiva de “Um outro mundo é possível.” A Fenafar sempre esteve presente nas edições do FSM, realizando e participando de atividades em defesa da  ciência, da tecnologia, das políticas de saúde pública, da vida, da soberania das nações e da democracia.

Este ano, dada a situação sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, o FSM-2021 será virtual e a plataforma que vai gerar o programa de painéis, oficinas, performances e campanhas nos dias 23 a 31 de janeiro, já está ativa no link: http://join.wsf2021.net/

Neste ano, a Fenafar promove no FSM uma mesa redonda com diversas lideranças para debater os 25 anos do Fórum pela Liberdade de Uso do Conhecimento, que realizou diversas atividades contra a aprovação da Lei de Patentes no Brasil. Na época, a Fenafar e demais entidades que participavam do Fórum alertavam para o risco que representava o patenteamento de produtos e processos farmacêuticos, como também sobre outros itens que eram de interesse da sociedade. Infelizmente, apesar de toda a luta, a Lei foi aprovada, e hoje as regras para as patentes no Brasil são as mesmas seja para medicamentos — essenciais para garantir a vida e salvar vidas —  seja para outros produtos como brinquedos e pneus.

Diante dos debates que se desenvolvem hoje acerca do desenvolvimento e comercialização da vacina para a Covid-19, a discussão sobre patentes sobre medicamentos e vacinas ganhou centralidade.

Participam da mesa redonda Patentes para quem? Fórum pela Liberdade de Uso do Conhecimento. 25 anos depois! promovParticipam da discussão Jorge Bermudez, chefe do departamento da política de medicamentos da ENSP/Fiocruz, da ex-coordenadora do Fórum pela Liberdade de Uso do Conhecimento, Sara Kanter, das deputadas federais Alice Portugal e Jandira Feghali, Allen Habert diretor da CNTU e de Rilke Novato, diretor da Fenafar.

Quando: Sexta-feira – 29/01
Horas: 17:30

Da redação