Fenafar realiza reunião de GT de Negociação e do Planejamento Estratégico

Nesta terça-feira, 11 de julho, aconteceu em São Paulo, na sede da Fenafar a reunião do GT de Negociação e da coordenação do Planejamento Estratégico. Ambas foram euniões importantes para organizar a atuação da Federação e seus sindicatos no processo de negociações em andamento nos estados e fortalecimento da atuação dos sindicatos.

A diretora de Assuntos Jurídicos da Fenafar, Isabela Sobrinho, explica que o Grupo de Trabalho “foi formado para debater as pautas mais pertinentes e urgentes dos sindicatos filiados. Entre elas, a jornada de trabalho das grandes Redes de Farmacia que estão se instalando nos Estados e utilizando escalas que impedem que o profissional tenha uma convivência em família, façam capacitações, cursos, mestrados. Outro ponto de pauta foi o pagamento de insalubridade, já que estão sendo implantados consultórios farmacêuticos, através dos Serviços Farmacêuticos e, dentre esses serviços, vai se incluir a aplicação de vacinas e demais responsabilidades.

Débora Melecchi, diretora de Organização Sindical, destacou que o GT de Negociação discutiu que entre as ações prioritárias da Fenafar está sua atuação estratégica na luta por melhores condições de trabalho, na busca de garantir qualidade e dignidade ao fazer farmacêutico”. Ela diz que a Federação vai “focar a discussão das escalas das jornadas de trabalho, que estão sendo um dos principais adoecimentos dos farmacêuticos, que não têm tido condições de descanso, lazer ou mesmo para o estudo”.

Rilke Novato, Diretor Relações Institucionais, disse que o debate sobre negociação é fundamental para contribuir com o fortalecimento dos sindicatos e ajudar à categoria na obtenção de conquistas efetivas, no sentido do trabalho decente. 

Também participaram da reunião do GT de Negociação as Diretoras regionais Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, Cecilia Motta, Larissa Sebba, Lavínia Magalhães e Lia Almeida, respectivamente, além dos advogados da equipe de assessoria jurídica Leocir e Leandro e o assessor da Federação, Adelir da Veiga.

A reunião de acompanhamento do Planejamento Estratégico teve, segundo Débora, o objetivo de dar cumprimento à responsabilidade definida no seminário de planejamento estratégico situacional, realizado no início da gestão. Ela ocorre a cada dois meses, com reuniões presenciais dos três coordenadores gerais do PES: o vice-presidente da Fenafar, Fabio Basilio, Lavinia Magalhães, diretora regional Nordeste e a coordenadora do PES, Débora Melecchi.

“Esse momento tem total importância para reavaliação no andamento das ações, considerando-se a conjuntura do momento, para deliberação de novas execuções. A reunião, ocorrida no dia 10/7, foi mais uma vez muito produtiva, em que grande parte dos projetos estão em plena execução ou mesmo já realizados. E as demais ações sendo impulsionadas, como estreitamento com o movimento estudantil, continuidade na realização dos cursos de formação sindical e o impulsionamento a campanha de sindicalização. Ações que se somam pela valorização do trabalho do farmacêutico e o enfrentamento aos retrocessos vivenciados neste momento no país”, avalia Débora.

Da redação