Sinfar-SP esclarece: Porque as assembleias são sempre presenciais?

Frequentemente, o Sinfar-SP recebe pedidos e sugestões para transmitir as assembleias pela internet com a alegação de que seria mais fácil para os farmacêuticos acompanharem o que acontece. Em contrapartida, outros aspectos fundamentais para uma assembleia seriam prejudicados. Entenda melhor nas 7 razões a seguir:

 

 

1- Oportunidade de decidir

A assembleia presencial permite mais que assistir e ouvir. É nela que o farmacêutico pode participar de maneira efetiva, debatendo e propondo soluções e acima de tudo fortalecer as relações.

2 – Fortalecimento da categoria

A experiência de trocar ideias, de compartilhar experiências com quem passa pelos mesmos problemas e angústias enriquece o debate, melhora o nível das informações e permite a elaboração de estratégias em consenso para mudar o que é necessário. Esses fatores consolidam o sentimento de dignidade e união que são essenciais para fortalecer a categoria

3 – Conhecer melhor os diferentes pontos de vista

Participando das assembleias, o farmacêutico pode conhecer melhor as diferentes posições e pontos de vistas. Essa pluralidade é imprescindível para que as decisões representem de fato a categoria e toda sua diversidade.

4 – Integração e espírito de grupo

Toda organização dos trabalhadores pressupõe união, solidariedade e consciência de classe. Essas características só podem ser desenvolvidas de fato quando há relacionamento presencial e participação.

5 – Cumprimento da lei

Uma assembleia digital não tem valor perante o Ministério do Trabalho. A lei trabalhista (artigo 612 e 859 CLT) exige o registro em cartório do edital de convocação, da ata e da lista de presença devidamente assinada em meio físico e não virtual. Sem atender a esse requisito legal, nenhuma convenção firmada é válida.

6 – Participação efetiva

As assembleias on-line limitam a participação dos profissionais. Ao invés de debater e propor ideias, pela internet os farmacêuticos são apenas ouvintes/expectadores.

7 – Exposição prejudicial

A transmissão pública e irrestrita de uma assembleia on-line expõe os farmacêuticos engajados e combativos que colaboram com o sindicato, mas que em seu ambiente de trabalho preferem manter uma postura discreta para evitar conflitos com os patrões. A assembleia on-line também é uma exposição prejudicial sob o ponto de vista institucional, porque revelaria em tempo real, informações, táticas e estratégias de luta aos patrões e ao sindicato patronal.

Fonte: Sinfar-SP