Audiência Pública em Alagoas debate Assistência Farmacêutica no SUS  

Na última segunda-feira, (20/05) de maio, no Plenário da Assembleia Legislativa de Alagoas, em Maceió, aconteceu uma Audiência Pública de grande relevância para os profissionais de saúde do Estado.

Assista a Audiência Pública pelo Youtube.

A atividade faz parte das ações do Projeto Integra e contou com a parceria do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Alagoas (Sindfal) e do Conselho Regional de Farmácia de Alagoas (CRF-AL). 

Com o tema “Assistência Farmacêutica no SUS – Acesso a Medicamentos em Defesa da Vida”, a audiência teve como objetivo promover um debate sobre as estratégias para garantir o acesso a medicamentos de qualidade para toda a população, fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) como uma política pública essencial. 

Proposta pelo Deputado Ronaldo Medeiros (PT/AL), que não pôde participar devido a outro compromisso, a audiência foi conduzida pelo Deputado Alexandre Ayres (MDB-AL).  

Representando a vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, o assessor técnico Jorge Costa lembrou que o Estado brasileiro tem a obrigação de investir nas instituições de Educação, Pesquisa, Ciência e Tecnologia.

“O que nós estamos reivindicando é o que já faz parte da nossa carta magna. O estado brasileiro não faz nada mais do que cumprir a Constituição de 1988. Aqui em Alagoas, nós temos a nossa universidade federal, a UFAL, que gera ciência de qualidade e pode trabalhar em prol da sociedade brasileira”, enfatizou Costa. 

O presidente da Fenafar, Fábio Basílio, usou a tribuna da casa para apresentar o tema em debate e exibir um vídeo com a linha do tempo das atividades do Projeto Integra.  

“O acesso à saúde não pode ser limitado pelas dificuldades ou pela falta de recursos, para que o cidadão tenha acesso ao tratamento, seja ele com medicamentos ou não, pois estamos tratando de um direito humano fundamental”, destacou Basílio. 

O presidente do Sindfal, Alexandre Correia apontou que um dos objetivos da audiência, juntamente com o poder público municipal e estadual, é debater a importância da assistência farmacêutica para facilitar o acesso a medicamentos pela população, levando a uma melhor qualidade de vida e tratamento oferecidos pelo SUS. 

A audiência pública em Alagoas reforçou o compromisso com o fortalecimento do SUS e a garantia do direito social à saúde, reunindo autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para uma discussão fundamental sobre o futuro da saúde pública no estado e no país. 

O Projeto Integra, uma iniciativa conjunta do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos, da Fundação Oswaldo Cruz e do Conselho Nacional de Saúde, com apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e da Federação Nacional dos Farmacêuticos, tem como objetivo promover estratégias para integração de políticas e práticas da vigilância em saúde, assistência farmacêutica, ciência, tecnologia e inovação em saúde. 

Ao longo de suas atividades, o Projeto Integra já capacitou mais de 1000 lideranças em todo o Brasil, realizou diversos encontros regionais e organizou eventos como o Simpósio Nacional de Ciência e Tecnologia e Assistência Farmacêutica, além de conferências e audiências públicas em diversas regiões do país.