Projeto Qualifar-SUS apresenta resultados

Ao longo do segundo semestre de 2021, uma parceria entre a Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Ministério da Saúde realizaram o Projeto Avaliação e Fortalecimento da Assistência Farmacêutica no Qualifar-SUS. A live que apresentou os resultados encontrados ocorreu nesta sexta (17/12), com presença da conselheira nacional de Saúde, Deborah Melecchi.

O projeto teve o objetivo de identificar os avanços alcançados na estruturação e organização da Assistência Farmacêutica nos municípios. Na ocasião, um diagnóstico mais detalhado sobre a evolução dos serviços de Assistência Farmacêutica nos municípios contemplados pelo Qualifar-SUS foi apresentada.

O projeto identificou as características da organização da Assistência Farmacêutica nos municípios habilitados no eixo Estrutura do Qualifar-SUS e as suas necessidades. Dessa forma, a expectativa é subsidiar melhorar o programa, oferecendo condições de apoio para o desenvolvimento da Asssitência Farmacêutica nos municípios brasileiros.

Para Debora, essa “é uma estratégia que nos permite unir políticas de extrema importância ao país. Precisamos ter sinergia da Assistência Farmacêutica junto à Atenção Básica, que é uma política que precisa cada vez mais ser fortalecida, em especial no momento da sindemia da Covid-19”, disse ela, lembrando da importante conquista que foi a Política Nacional de Assistência Farmacêutica, de 2014.

André Ulysses, da Opas; Silvana Leite, da ENFar; Ediane Barros e Sandra de Castro Barros, do Ministério da Saúde; Kleber Lomonte, do Conasems; e Lore Lamb, do Conass, também participaram da live. “Nós vamos continuar trabalhando e analisando os dados”, disse Silvana, que estima que mais e melhores políticas públicas sejam desenvolvidas nos próximos anos a partir do diagnóstico.

A pesquisa obteve respostas de 1.859 municípios. Habilitados no Qualifar-SUS, projeto iniciado pelo governo em 2012, são 3.508 municípios. Ainda assim, esta “é uma mostra bastante significativa”, disse Silvana. Assista a live na íntegra com todo o diagnóstico produzido pelos pesquisadores e pesquisadoras envolvidos.

Assista na íntegra, abaixo.

Fonte: Qualifca-AF