Webinar apresenta resultados parciais do projeto Qualifica-AF

Apresentação dos resultados acontecer no dia 11 de novembro, com as presenças de Silva Nair Leite, coordenadora da Escola Nacional dos Farmacêuticos, e a professora Sandra de Castro Barros, do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. O webinar foi mediado pelo representante da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) André Ulysses.

Em sua apresentação, a representante do DAF/MS pontou que o projeto Qualifica-AF é uma pesquisa que envolve a avaliação do Projeto Qualifar-SUS, criado em 2012. O objetivo é identificar os diferentes graus de implantação do projeto nos 3508 municípios habilitados, sendo que apenas 49% receberam os recursos para o seu desenvolvimento.

O Qualifica-AF pretende apresentar um diagnóstico da AF no eixo estrutura do programa, a partir de uma amostra de pelo menos 1200 municípios.

Ao iniciar sua apresentação, Silvana salientou que se trata da apresentação dos resultados preliminares, uma vez que o projeto ainda está na fase de coleta de dados. 

O Estudo se assenta nos seguinte pontos: Organização e estrutura da Assistência Farmacêutica Municipal; Sistemas de Informação; Envio de dados para a Base Nacional dos Farmacêuticos (BNAFAR); Força de trabalho da AF; Relações Interinstitucionais; Impactos e dificuldades relacionados ao Qualifar-SUS; Necessidades do Município.

O projeto já atingiu 1202 municípios, com respostas válidas, mas com muitas disparidades ainda, destaca Silvana, alertando que é preciso que todos completem e participem da pesquisa.

Para acessar as informações sobre o projeto, clique aqui.

Assista a webinar na íntegra. 

 

Da redação