CE: SINFARCE realiza seu curso de formação sindical em Fortaleza

O Sinfarce (Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Ceará) em parceria com o CES (Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho) realizou seu Curso de Formação Sindical nos dias 13 e 14 de janeiro, em Fortaleza.

“Na atual conjuntura política do país, de intensa ameaça aos direitos históricos dos trabalhadores, a realização dos cursos de formação sindical é fundamental para aprimoramento e qualificação dos trabalhadores e sindicatos. O curso promovido pela Fenafar e pelo Sinfarce foi o primeiro de muitos que serão realizados em 2017, preparando a categoria para a continuidade da resistência e luta pela manutenção dos direitos dos trabalhadores farmacêuticos”, afirma Luciano Mamede, diretor de Formação Sindical da Fenafar.

Foram ministrados os temas “Concepções sindicais” com Luciano Simplício, “História do movimento sindical brasileiro” com Renato Bastos, e “Negociação coletiva” e “Convenções coletivas e acordos coletivos” com José Geraldo.

Para Lavínia Magalhães, diretora da Região Nordeste da Fenafar, “a maioria das lideranças sindicais surgem espontaneamente, oriundas das faculdades ou empresas em momentos de crise, onde elas tomam a frente devido ao seu perfil combativo. Entretanto, administrar econômica e politicamente um sindicato vai muito além da experiência política. Nós, atuais dirigentes, não temos além do limite da nossa experiência, no percurso vivenciado até o momento, este curso é uma chance única de ter um aprofundamento nessas questões, além da próprio know-how dos professores, e do CES. Foi extremamente proveitoso”.

O curso aconteceu nas dependências do Hotel Carmel Magna Praia e contou com a participação de 16 pessoas entre dirigentes do Sinfarce e convidados.

Fonte: Da redação