MG: Sinfarmig realizará nova rodada de mediação com MT sobre jornada 12×36

Está marcada para o dia 18/04, às 9h30, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Minas Gerais (SRTE) uma nova reunião de mediação entre representantes de hospitais mineiros e o Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais – Sinfarmig. A intenção é tratar do descumprimento de legislação trabalhista e avaliar uma contraproposta para a jornada 12X36, que será apresentada pela entidade patronal.

As entidades patronais que participaram da última mediação na SRTE alegaram que desconheciam parte da pauta de reivindicações dos farmacêuticos e também da negociação para regulamentação das jornadas especiais que vinha sendo realizada com o Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Casas de Saúde do Estado de Minas Gerais – Sindhomg.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) existente entre o Sinfarmig e a entidade patronal não possui cláusula sobre a jornada 12×36. Sendo assim, os Hospitais que contratam farmacêuticos para esta escala deverão fazer um acordo coletivo com a entidade sindical. Sem este instrumento as instituições de saúde não estão autorizadas a exigir do empregado este regime.

Na reunião do dia 15/03, os representantes legais haviam solicitado prazo de pelo menos um mês para realizar paralelamente às negociações internas com os hospitais para realizarem acordos individuais. Eles prometeram dialogar com a entidade patronal e apresentar uma contraproposta visando fechar um instrumento coletivo para regularizar as jornadas de trabalho 12X36 para todos os farmacêuticos hospitalares do estado.

Fonte:  Sinfarmig