A FENAFAR realizará, no próximo dia 17 de junho, em Florianópolis (SC), a Reunião Ordinária do Conselho de Representantes (CR). O encontro reunirá dirigentes dos sindicatos filiados de todo o país para discutir a conjuntura nacional, deliberar sobre questões institucionais da Federação e definir estratégias de mobilização em defesa dos farmacêuticos e farmacêuticas brasileiros.
A atividade acontecerá das 9h às 17h, no Auditório do Hotel Évora, no centro da capital catarinense, antecedendo a realização do 17º Farmapolis Brasil, que ocorrerá entre os dias 18 e 20 de junho.
Entre os temas da pauta estão o debate de duas das principais bandeiras da categoria farmacêutica na atualidade: a luta pela aprovação do Piso Salarial Nacional dos Farmacêuticos e a mobilização pelo fim da escala de trabalho 6×1, pautas que vêm mobilizando trabalhadores e trabalhadoras em todo o país.
O Conselho também dedicará espaço para apresentar a prestação de contas da FENAFAR referente ao exercício de 2025, além dos informes dos Sindicatos.
De acordo com o presidente da FENAFAR, Fábio Basílio, a reunião acontece em um momento importante para a organização sindical da categoria.
“A reunião do CR é um espaço fundamental para construirmos coletivamente as estratégias da Federação, avaliarmos a conjuntura e fortalecermos a mobilização nacional em torno das pautas prioritárias dos farmacêuticos e farmacêuticas. O piso salarial nacional e o fim da escala 6×1 são lutas que exigem unidade e participação de todas as entidades filiadas”, destaca.
A FENAFAR reforça a importância da participação dos representantes devidamente credenciados pelos sindicatos filiados, considerando a relevância dos temas que serão debatidos e deliberados durante o encontro.
Confira o Edital de Convocação:
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
A Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR, por meio de seu Presidente, no uso das atribuições previstas no Art. 26, inciso II, do Estatuto da Federação, e em conformidade com o Art. 16, que estabelece o Conselho de Representantes como segunda instância deliberativa, bem como o Art. 21, inciso VI, que confere à Diretoria a competência de convocar reuniões ordinárias e extraordinárias do Conselho de Representantes, convoca os sindicatos filiados para a Reunião Ordinária do Conselho de Representantes da FENAFAR, a ser realizada no dia 17 de junho de 2026, das 9h às 17h, no Auditório do Hotel Évora, localizado na Rua Artista Bittencourt, nº 14, Centro, Florianópolis/SC.
A reunião terá por finalidade debater temas de interesse da categoria farmacêutica e deliberar sobre assuntos institucionais da Federação, observando as atribuições estatutárias do Conselho de Representantes.
A pauta da reunião será a seguinte:
1. Conjuntura nacional
2. Prestação de contas do exercício de 2025 da Fenafar;
3. Discussão e deliberação acerca do repasse da cota-parte financeira destinada à FENAFAR, decorrente das receitas provenientes das negociações coletivas realizadas pelos sindicatos filiados;
4. Discussão sobre o movimento pelo fim da escala de trabalho 6×1;
5. Debate sobre a aprovação do Piso Salarial Nacional dos Farmacêuticos;
6. Informes dos sindicatos filiados; e
7. Informe gerais.
Solicita-se a participação dos representantes devidamente credenciados, nos termos estatutários, considerando a importância dos temas a serem debatidos e deliberados.
São Paulo, 10 de junho de 2026.
Fábio José Basílio
Presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos – FENAFAR