Piauí: Dia do Farmacêutico é comemorado com ação social e visita às farmácias da capital

Teresina contou com uma intensa programação comemorativa no dia nacional do Farmacêutico, 20 de janeiro. Profissionais e acadêmicos dos cursos de Farmácia realizaram uma ação social com a oferta gratuita de serviços farmacêuticos. A ação aconteceu na Praça Pedro II, situada no centro de Teresina, e foi promovida pelo Conselho Regional de Farmácia do Piauí com o apoio do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Piauí (SINFARPI).

Dezenas de pessoas foram atendidas e beneficiadas pelos serviços de aferição de pressão arterial, glicemia capilar e tipagem sanguínea e orientação quanto ao uso de medicamentos. A iniciativa visou levar a população a conhecer algumas das atividades desenvolvidas pelos farmacêuticos que podem ser determinantes no sucesso do tratamento e devem compor o processo de assistência terapêutica integral.

Em entrevista à Rádio Teresina FM e à TV Assembleia, Ulisses Nogueira, diretor do Sinfarpi, ressaltou que mais do que simplesmente celebrar o dia da profissão, esta é uma data para reafirmar para a sociedade a importância do farmacêutico como profissional indispensável saúde da comunidade. “É uma profissão que remonta os tempos da alquimia e dos boticários e hoje abrange muitas áreas na polícia criminal, análises clínicas, na vigilância sanitária e especificamente no ramo do medicamento, desde a formulação do princípio ativo até a dispensação e acompanhamento farmacoterapêutico. Entretanto nós somos o único estado da federação que não tem piso salarial, onde o empregador não quer arcar com o custo de pagar por um profissional habilitado em tempo integral, e isso se reflete no atendimento à população que precisa do farmacêutico dentro de uma equipe multiprofissional”.

Ainda como parte da programação comemorativa, a diretoria do Sinfarpi visitou 12 farmácias da região central de Teresina e viu de perto a rotina dos profissionais.

Segundo a farmacêutica e proprietária da farmácia Multifarma, Elizana Costa Oliveira, a maior parte das farmácias restringem as atividades do farmacêutico aos serviços burocráticos  e dão pouca importância ao atendimento direto da população, em contrapartida, as pequenas  farmácias de propriedade de farmacêuticos tem o diferencial de oferecer atendimento personalizado que não é típico das farmácias de rede. “É preciso trazer o farmacêutico de volta para a sua essência, que é o atendimento aos pacientes, começando no balcão, coisa que é inviável nas grandes redes. Somos o profissional do medicamento e precisamos preencher o espaço que no cabe. Se não nos valorizarmos, ninguém irá valorizar também”.  

 

Fonte: Gardenha S. Rosa, do Sinfarpi